Publicidade

Nintendinho completa 30 anos de vida

Por| 19 de Outubro de 2015 às 14h06

Link copiado!

Nintendinho completa 30 anos de vida
Nintendinho completa 30 anos de vida

O dia 18 de outubro de 1985 marcou o início de uma revolução para a Nintendo. A companhia japonesa, que havia iniciado suas atividades quase 100 anos antes como uma fábrica de jogos de cartas, lançava o seu primeiro console não portátil e iniciava uma trajetória repleta de sucessos.

Conhecido no Brasil como Nintendinho, o console já havia sido lançado sob o nome de Famicon (Family Computer) no Japão em 1983, mas começou a ganhar o mundo apenas dois anos depois, quando começou a ser vendido na Coreia do Sul e na América do Norte, agora sob o nome de Nintendo Entertainment System (NES).

O sucesso foi tamanho que o aparelho continuou sendo produzido e comercializado no Japão até 2003 — nos Estados Unidos, ele foi descontinuado alguns anos antes, em 1995. Ao todo, estima-se que o NES tenha vendido 61,91 milhões de unidades em todo o planeta, sendo 34 milhões delas apenas no continente Americano.

Continua após a publicidade

Parabéns para o aniversariante. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Sucesso imediato

A expansão das vendas do Nintendinho para o restante do mundo foi uma jogada mais do que feliz da Nintendo. Isso porque em poucos anos o console também chegaria à Europa e à Oceania, incrementando ainda mais a sua popularidade e a sua posição de destaque. Rapidamente, o NES se tornou mais popular do que os computadores nos Estados Unidos.

Em 1990, 30% das casas do país norte-americano possuíam um console da Nintendo, enquanto apenas 23% das residências dos EUA contavam com um computador pessoal. Foi nessa época que algumas das franquias mais clássicas e celebradas da história dos videogames ganharam vida.

Continua após a publicidade

Berço de clássicos

Séries imortais como Super Mario, Legend of Zelda, Megaman, Final Fantasy e Castlevania deram seus primeiros passos em um Nintendo Entertainment System ao longo da década de 80. Além disso, outros jogos clássicos também contaram com representantes nesta época, como Donkey Kong, Bomberman, Double Dragon, DuckTales e Ghostbusters.

Primeira aventura 'solo' de Super Mario foi o game mais vendido do NES. (Foto: Reprodução/TV Games Center UK)

Continua após a publicidade

Os cartuchos compridos e que eram inseridos em uma espécie de gaveta no modelo ocidental do console fizeram enorme sucesso. Tal sucesso foi tanto que algumas locadoras de vídeos resolveram expandir seus negócios e começaram a adquirir fitas de Nintendinho para locar aos seus clientes.

Mas, como você deve imaginar, o jogo de maior sucesso na plataforma foi Super Mario Bros., lançado ainda em 1985 e que vendeu ao todo mais de 40 milhões de unidades. O segundo jogo mais vendido para o Nintendinho foi o clássico Duck Hunt, com 28 milhões de cópias comercializadas desde o seu lançamento, em 1984.

Você tem boas lembranças com um Nintendinho? Qual foi o seu jogo favorito? Conte tudo nos comentários, aqui embaixo.