Publicidade

Mortal Kombat X: fãs criticam dublagem da cantora Pitty no game

Por| 13 de Abril de 2015 às 18h34

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O décimo game da franquia Mortal Kombat chega às lojas do mundo todo, inclusive aqui do Brasil, nesta terça-feira (14). Assim como os grandes jogos eletrônicos dos últimos anos, o título chegará ao país com legendas, menus e dublagem no português brasileiro. E as vozes dos lutadores estão dando o que falar nas redes sociais, especialmente a da cantora Pitty, que dubla a personagem Cassie Cage.

Só que o resultado não tem sido positivo, e muita gente criticou a dublagem da roqueira baiana. Tanta preocupação já vinha desde que a Warner Bros. Games divulgou um clipe com os bastidores do trabalho da cantora. Agora, um vídeo publicado nesta segunda-feira (13) por um usuário do YouTube reúne as falas de abertura de Cassie na voz da Pitty e, na opinião dos jogadores, mostra que a versão nacional do game tem muito a desejar.

Além de pequenos erros na tradução, como "Eu tenho isso" ao invés de "Eu cuido disso" (para a frase "I've got this"), é possível notar que a entonação de voz não combinou com a personagem, filha dos veteranos Sonya Blade e Johnny Cage, presentes desde os primeiros jogos da série. Outro detalhe é que uma das introduções da lutadora faz menção à música "Equalize", de Pitty, na qual Cassie faz piada ao dizer "Eu acho que vou equalizar a sua cara".

Na época em que foi anunciada como a dubladora de Cassie Cage, Pitty disse que essa foi sua primeira experiência com o mundo dos games. "Eu achei muito interessante, foi surpreendente. Eu ouvia em inglês e fui tentando encontrar o jeito da personagem falar", comentou.

Continua após a publicidade

Veja o vídeo, que também reúne a dublagem de outros personagens, como Raiden, Sub-Zero e Scorpion:

Pitty ainda não se manifestou sobre a situação, mas esta não é a primeira vez que um famoso empresta sua voz para um jogo de videogame e não agrada os fãs. Recentemente, o vocalista da banda Ultraje a Rigor, Roger, foi duramente criticado nas redes sociais por sua dublagem em Battlefield: Hardline. O músico chegou a responder os jogadores, dizendo que prefere a versão em inglês do jogo em vez do português.

O caso também marcou por ofensas de Roger ao dublador Guilherme Briggs, que tem anos de experiência e fez a voz do Superman, de Optimus Prime e outros personagens. Briggs comentou que "Roger deveria aceitar as críticas de forma tranquila e elegante, absorver o que é construtivo e obter um aprendizado disso tudo", mas o músico respondeu dizendo para o dublador "conseguir um emprego" e até o xingou.

Continua após a publicidade

Em todo o caso, Mortal Kombat X está aí e marca o retorno dos jogos vendidos acima dos R$ 200 - por aqui, a mídia físca e digital sai por R$ 220 oficialmente. O game terá versões para PC, Xbox One e PlayStation 4, além de plataformas com sistemas operacionais iOS e Android. Uma versão para PlayStation 3 e Xbox 360 chegará com alguns meses de atraso, provavelmente em junho.