Mortal Kombat X: fãs criticam dublagem da cantora Pitty no game

Por Caio Carvalho | 13 de Abril de 2015 às 18h34
photo_camera Divulgação

O décimo game da franquia Mortal Kombat chega às lojas do mundo todo, inclusive aqui do Brasil, nesta terça-feira (14). Assim como os grandes jogos eletrônicos dos últimos anos, o título chegará ao país com legendas, menus e dublagem no português brasileiro. E as vozes dos lutadores estão dando o que falar nas redes sociais, especialmente a da cantora Pitty, que dubla a personagem Cassie Cage.

Só que o resultado não tem sido positivo, e muita gente criticou a dublagem da roqueira baiana. Tanta preocupação já vinha desde que a Warner Bros. Games divulgou um clipe com os bastidores do trabalho da cantora. Agora, um vídeo publicado nesta segunda-feira (13) por um usuário do YouTube reúne as falas de abertura de Cassie na voz da Pitty e, na opinião dos jogadores, mostra que a versão nacional do game tem muito a desejar.

Além de pequenos erros na tradução, como "Eu tenho isso" ao invés de "Eu cuido disso" (para a frase "I've got this"), é possível notar que a entonação de voz não combinou com a personagem, filha dos veteranos Sonya Blade e Johnny Cage, presentes desde os primeiros jogos da série. Outro detalhe é que uma das introduções da lutadora faz menção à música "Equalize", de Pitty, na qual Cassie faz piada ao dizer "Eu acho que vou equalizar a sua cara".

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Na época em que foi anunciada como a dubladora de Cassie Cage, Pitty disse que essa foi sua primeira experiência com o mundo dos games. "Eu achei muito interessante, foi surpreendente. Eu ouvia em inglês e fui tentando encontrar o jeito da personagem falar", comentou.

Veja o vídeo, que também reúne a dublagem de outros personagens, como Raiden, Sub-Zero e Scorpion:

Pitty ainda não se manifestou sobre a situação, mas esta não é a primeira vez que um famoso empresta sua voz para um jogo de videogame e não agrada os fãs. Recentemente, o vocalista da banda Ultraje a Rigor, Roger, foi duramente criticado nas redes sociais por sua dublagem em Battlefield: Hardline. O músico chegou a responder os jogadores, dizendo que prefere a versão em inglês do jogo em vez do português.

O caso também marcou por ofensas de Roger ao dublador Guilherme Briggs, que tem anos de experiência e fez a voz do Superman, de Optimus Prime e outros personagens. Briggs comentou que "Roger deveria aceitar as críticas de forma tranquila e elegante, absorver o que é construtivo e obter um aprendizado disso tudo", mas o músico respondeu dizendo para o dublador "conseguir um emprego" e até o xingou.

Em todo o caso, Mortal Kombat X está aí e marca o retorno dos jogos vendidos acima dos R$ 200 - por aqui, a mídia físca e digital sai por R$ 220 oficialmente. O game terá versões para PC, Xbox One e PlayStation 4, além de plataformas com sistemas operacionais iOS e Android. Uma versão para PlayStation 3 e Xbox 360 chegará com alguns meses de atraso, provavelmente em junho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.