Modder cria NES miniatura que simula até os cartuchos

Por Redação | 02 de Agosto de 2016 às 08h21
photo_camera daftmike.com

Em meados de julho, a Nintendo anunciou o NES Classic Edition, uma versão em miniatura de seu famoso console 8-bits, que está previsto para ser lançado em 11 de novembro nos Estados Unidos. Ele vem com 30 jogos na memória, mas a aparente impossibilidade de adicionar novos games frustrou muita gente.

No entanto, o modder que se apresenta como daftmike apresentou sua versão do NES miniatura, o NESPi, que simula até mesmo os cartuchos. Ele diz que já trabalhava no projeto quando a Nintendo anunciou seu novo velho videogame.

Como o nome sugere, trata-se de um dispositivo montado sobre um minicomputador Raspberry Pi e com o software RetroPie, que emula mais de 50 sistemas diferentes. Todas as peças foram feitas em uma impressora 3D com 40% do tamanho original, inclusive os controles e os cartuchos.

O NESPi funciona como o NES, ou seja, é preciso um cartucho para ligar. Até o "clique" de encaixar a fita foi reproduzido. Só que, em vez de contatos, o videogame em miniatura de daftmike funciona com um chip NFC. O cartucho não transfere o programa do jogo, apenas o nome e o sistema (o game em si está na memória). Assim, é possível "colocar" qualquer título no cartucho, inclusive de outros sistemas (no vídeo, ele demonstra Pokémon Red do Game Boy e Pokémon FireRed do Game Boy Advance).

O autor também disse que estava pensando em fazer algumas unidades para vender, mas, com o anúncio do NES Classic Edition, pela Nintendo, acabou desistindo. Ele documentou todo o processo de criação do dispositivo em seu site, então quem tiver habilidade e os equipamentos necessários poderá montar seu próprio NESPi.

NES e NESPi

Fonte: daftmike.com

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.