Publicidade

Minecraft proíbe NFTs dentro do jogo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 21 de Julho de 2022 às 11h26

Link copiado!

Mojang Studios/Microsoft
Mojang Studios/Microsoft

Desenvolvedora de Minecraft, a Mojang anunciou que não dará suporte a projetos em blockchain, como os NFTs, em um dos jogos mais populares do mundo. O estúdio que pertence à Microsoft publicou um comunicado no blog oficial, proibindo o uso do jogo de blocos para a comercialização de itens com criptomoedas.

Segundo o comunicado, desenvolvedores estão desautorizados a utilizarem Minecraft, como o design dos personagens, para criar projetos com NFTs.

Continua após a publicidade

"As tecnologias blockchain não podem ser integradas em nossos aplicativos de cliente e servidor, nem o conteúdo de Minecraft, como mundos, skins, itens de persona ou outros mods, pode ser utilizado por tecnologia blockchain para criar um ativo digital escasso", notificou a Mojang.

A desenvolvedora afirma que tomou a decisão para “garantir que jogadores de Minecraft tenham uma experiência segura e inclusiva". De acordo com a Mojang, NFTs criam espaços de exclusão que entram “em conflito com Diretrizes e com o espírito do Minecraft".

Um dos principais prejudicados com a decisão da Mojang deve ser a plataforma NFT Worlds. A moeda digital que utiliza Minecraft para comercialização de criptoativos, enfrentou uma queda de 70% no valor após a divulgação do comunicado. Os desenvolvedores do NFT Worlds tentam entrar em contato com a Mojang e estudam criar um novo jogo baseado em Minecraft para manter a plataforma viva.

Continua após a publicidade

Polêmica com NFTs

NFT é uma sigla em inglês para non-fungible token, que na tradução livre pode ser interpretado como “tokens não-fungíveis”. Em jogos NFTs, usuários podem adquirir itens digitais exclusivos, por meio da tecnologia blockchain e das criptomoedas, e especular o valor financeiro dos ativos digitais.

A adesão de criptomoedas ao mundo dos jogos levanta uma incerteza de como NFTs podem mudar as comunidades de jogos online com a chegada de mineradores, influenciar o processo criativo de desenvolvimento ou ainda o preço de skins e itens in-game.

Com a indústria dos videogames atraindo bilhões de pessoas, outra preocupação surge com a chegada dos NFTs: o impacto ambiental que a novidade pode causar. De acordo com estudos feitos com pesquisadores independentes, uma peça criada em NFT pode colaborar com a emissão de mais de 200 quilos de substâncias que aquecem o planeta, o equivalente a dirigir por mais de 800 quilômetros em um veículo que roda com gasolina.

Continua após a publicidade

Fonte: Minecraft.Net, Yahoo