Minecraft ganha sistema de servidores dedicados na versão mobile

Por Redação | 14 de Abril de 2016 às 11h42

Uma das características preferidas dos jogadores da versão PC de Minecraft está chegando agora também aos celulares e tablets. A Mojang, desenvolvedora do game, está lançando, ainda em fase de testes, o serviço Realms para a versão Android do título, permitindo que os próprios usuários aluguem servidores para amigos e desconhecidos.

Toda a estrutura é gerenciada pela própria desenvolvedora, que faz parte da Microsoft, e não exige nenhum tipo de conhecimento em hospedagem ou administração de infraestrutura. Basta pagar a assinatura mensal para ter acesso a um servidor, no qual conhecidos e anônimos podem entrar de maneira fácil e simples para jogar. É uma funcionalidade bastante usada, por exemplo, por youtubers que buscam jogar com sua própria audiência.

O espaço fica aberto durante todo o tempo, mesmo que o responsável por ele não esteja disponível, e possui opções de moderação automática. Para usar, claro, é preciso que o jogador tenha uma cópia premium de Minecraft e mais de 13 anos de idade. O serviço custa US$ 8, cerca de R$ 28, por mês.

Nessa fase de testes, apenas o Android está recebendo o Minecraft Realms. Entretanto, uma vez que os experimentos aconteçam e eventuais problemas sejam mitigados, a Mojang pretende abrir a funcionalidade também para outras edições, permitindo que os jogadores do iOS, Windows Phone e tablets com Windows 10 também possam alugar servidores e utilizar o recurso.

Apesar de ainda estar em fase de testes nos celulares e tablets, o Minecraft Realms já funciona de forma efetiva e em versão final nos PCs. Nesta plataforma, o serviço foi lançado em todo o mundo em 2014. Clique aqui para se cadastrar nos testes do serviço para Android.

Fontes: Mojang (Google Play), Venture Beat

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.