Microsoft vê vendas do Xbox estacionarem em 2015

Por Redação | 24 de Abril de 2015 às 18h16
Tudo sobre

Microsoft

Após uma temporada de Natal com quedas de preço, grandes lançamentos e um total de vendas maior que o do rival PlayStation 4, a Microsoft passa agora por um período de marasmo neste começo de 2015. De acordo com relatórios financeiros divulgados nesta sexta-feira (24), cerca de 1,6 milhão de unidades dos dois consoles da marca Xbox foi enviado às lojas entre janeiro e março deste ano, o que mostra uma queda na procura pelos aparelhos da empresa.

Infelizmente, não é possível saber exatamente qual proporção desse total corresponde ao Xbox One, o novo aparelho, em relação ao Xbox 360, da geração passada. Ainda assim, especialistas de mercado apontam que, do total, entre 1,12 e 1,34 milhão de aparelhos correspondem à novidade, enquanto o restante exibe a situação em queda do vídeo game que já está completando dez anos de idade.

São dados que, nem de longe, representam problemas para a fabricante, mas que também acabam sendo algo a se considerar. Os números representam uma queda de 20% no total enviado às lojas em relação ao começo do ano passado – quando o aparelho havia acabado de chegar às lojas – e também uma redução significativa em relação ao período de Natal. São fatores que podem dificultar o combate contra o PS4, que desde seu lançamento, vem vendendo mais, tendo essa sequência interrompida pelo Xbox One apenas na temporada de compras do ano passado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

As baixas nos preços dos consoles e as promoções intensas aliadas a distribuidores de jogos também tiveram seu impacto sobre os números, com queda de 24% no faturamento da divisão Xbox em relação ao ano passado. Mais uma vez, claro, é importante citar que, no primeiro trimestre de 2014, o One ainda era uma novidade e, apesar de as compras de Natal já terem passado, ainda havia bastante interesse sobre a plataforma de nova geração, principalmente quando se pensa que, após a temporada de grandes vendas, os preços de games e acessórios sempre acabam reduzidos.

Por fim, a Microsoft notou também uma ligeira queda, de 7%, nas rendas obtidas pelos publicadores e desenvolvedores parceiros. Esse dado se refere ao total obtido com as vendas de jogos para o Xbox 360 e Xbox One, indicando que, junto com uma redução no sucesso dos consoles, vem também um menor interesse nos games daquela plataforma. E é aqui que, apontam analistas, está o grande nó que, caso seja deixado desatendido pela fabricante, pode acabar dificultando ainda mais sua vida no mercado de games.

Por enquanto, a situação parece tranquila e sob controle. A Sony ainda não revelou seus dados relacionados ao PlayStation, e quanto isso acontecer, dependendo de como a situação estiver, possivelmente veremos uma reação da Microsoft para se tornar, mais uma vez, a empresa líder em venda de consoles no mundo.

Fontes: Microsoft, Ars Technica

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.