Microsoft quer que o Xbox One também rode games de PC

Por Redação | 29.07.2015 às 12:31

Uma das principais novidades do Windows 10, que foi liberado nesta quarta-feira (29), é a possibilidade de rodar jogos de Xbox One no PC. Isso não acontece de forma direta, mas sim por meio do streaming e através de um aplicativo dedicado no sistema operacional. E, agora, a Microsoft diz que quer que a recíproca também seja verdadeira e está trabalhando em uma forma de fazer o processo reverso.

Como a ideia por trás da novidade é permitir uma integração entre os exclusivos das duas plataformas, nada mais justo do que também permitir títulos do PC sejam rodados no Xbox One. De acordo com Phil Spencer, diretor do segmento de consoles da Microsoft, a empresa está trabalhando para isso. Ele, porém, não deu nenhuma garantia que a função realmente chegará algum dia, já que ela depende de alguns fatores.

É o caso, por exemplo, do suporte a mouse e teclado, que teria que ser incluído no Xbox One, uma vez que muitos games do PC simplesmente não podem ser jogados com controle. Além disso, o uso dos periféricos também é um pedido de gamers mais especializados, principalmente os fãs de jogos de tiro, uma vez que a dupla dá mais precisão do que o joystick.

A diferença de arquitetura e hardware também pode ser um problema. Como Spencer citou, todo e qualquer Xbox One é igual e uma implementação que funcionar em um também valerá para todos os outros. PCs, porém, não são assim tão simples, e o desenvolvimento de uma função desse tipo inclui muitas variáveis que precisam ser levadas em conta para que tudo rode direito.

Apesar disso, o executivo disse que os responsáveis pela plataforma não têm medo do desafio que esse tipo de coisa representa. Além disso, para ele, a grande vontade dos usuários de hoje é poder aproveitar seus títulos no dispositivo que desejarem e, sendo assim, esse é um problema que vale a pena ser enfrentado.

Por enquanto, porém, nada de concreto. Quem baixar o Windows 10 e tiver um Xbox One em casa, porém, já pode contar com a função de streaming do console para o PC, desde que ambos estejam conectados a uma mesma rede. Tudo funciona a partir do Xbox App, dentro do sistema operacional.

Fonte: The Verge