Microsoft descontinuará plataforma de criação de jogos Project Spark

Por Redação | 16 de Maio de 2016 às 12h23

A Microsoft anunciou que vai desativar sua ferramenta de criação de games e o jogo Project Spark. Em breve, os jogadores não terão mais acesso à plataforma no Xbox nem na Windows Store. Caso você tenha baixado o jogo, fique atento à data marcada para o encerramento dos serviços online. Após o dia 12 de agosto ainda será possível jogar o game normalmente, mas o jogador não terá acesso a nada que tenha sido salvo previamente na nuvem.

A empresa declarou que já está tomando medidas para tentar não prejudicar quem pagou pelo game antes dele ser oferecido gratuitamente. A medida visa aumentar o retorno do investimento de quase US$ 100 bilhões feito na indústria de games. A Microsoft ainda fez questão de deixar claro que não vai demitir ninguém que fez parte do desenvolvimento do projeto.

Em seu blog, o Community Manager Thomas Gratz afirmou que "essa foi uma decisão extremamente difícil para nossa equipe. Quando o Project Spark deixou de ser desenvolvido ativamente no último outono, muitos de nossa equipe foram trabalhar em outros projetos fora da Microsoft Studios. Ninguém foi demitido pela Microsoft, só não era mais viável continuar trabalhando para manter o Project Spark funcionando e sendo atualizado com correções. Por isso, acabamos tomando essa difícil decisão".

O Project Spark foi apresentado para os gamers durante a E3 2013. No evento, a empresa apresentou uma suite de ferramentas fáceis de usar que permitia que qualquer um fosse capaz de criar o seu próprio jogo explorando diferentes funções do controle do console, do Kinect e até o suporte à teclado e mouse para uma versão adaptada para Windows. Confira abaixo o trailer apresentado na feira de videogames daquele ano:

Via: Venture Beat