Microsoft anuncia torneio de Paciência para comemorar 25 anos do jogo de cartas

Por Redação | 19 de Maio de 2015 às 10h03
photo_camera Divulgação

Muito antes dos PCs ultramodernos capazes de rodar jogos em resolução UHD (8k), um popular game de cartas embaralhadas fez sucesso entre os usuários do Windows. Não precisa ser gênio para adivinhar que estamos falando de Paciência (Solitaire, em inglês), um dos títulos mais populares já feitos para computadores que dura até os dias atuais. Em 2015, o jogo completa 25 anos de existência e, para celebrar a data, a Microsoft anunciou um torneio especial.

Inicialmente, será feito um campeonato interno entre os funcionários da companhia. Desde esta segunda-feira (18), dezenas de empregados da gigante de Redmond estão enfrentando seus líderes, que no jogo são adversários dos profissionais. A partir do dia 5 de junho, a competição será aberta ao público, quando os vencedores desta primeira etapa vão disputar diretamente com jogadores do mundo todo.

"Do Klondike ao FreeCel, Spider, TriPeaks e Pirâmide, você será desafiado a mostrar seu melhor para derrotar os nossos melhores. Você aceita o desafio?", diz a publicação no blog oficial da empresa, que destaca que, para participar da brincadeira, é necessário baixar o Microsoft Solitaire Collection para Windows (desktop) ou Windows Phone. O aplicativo é gratuito.

Não foram reveladas regras específicas para ingressar no torneio, nem quais prêmios os ganhadores irão levar para casa. Novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.

Considerado um dos games mais jogados da história, Paciência, como o visual já diz, é baseado em um jogo de cartas de verdade. Usando todas as 52 cartas de um baralho completo, o usuário deve movimentar as cartas livremente até colocar todas do mesmo naipe em sequência e na ordem correta. Ao todo, são quatro naipes diferentes (paus, ouros, copas e espadas).

Paciência

Jogo de cartas Paciência completa 25 anos em 2015. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Paciência esteve presente em todas as versões do Windows já lançadas desde 1990. A única que não contou com o game foi o Windows 8 que, além de Solitaire, removeu outros títulos admirados pelos fãs, como Campo Minado e Copas. Eles ainda eram acessíveis no sistema, mas se o usuário quisesse jogá-los, era preciso fazer o download dos aplicativos na Windows Store.

A Microsoft já anunciou de que Paciência voltará a vir instalado de fábrica no Windows 10 e poderá ser acessado pelo antigo atalho presente em versões anteriores ao Windows 8, que é: Iniciar > Programas > Acessórios > Jogos. No novo sistema operacional da companhia, que chega em julho deste ano, Paciência trará novos temas, placares, estatísticas e desafios - sem eliminar o design e a dinâmica tradicionais que tornaram o game um sucesso.

Você pode baixar o Microsoft Solitaire Collection no seu PC com Windows ou no seu celular com Windows Phone.

Fonte: Blog da Microsoft

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.