Lucros exorbitantes de 'GTA Online' devem atrasar a chegada de 'GTA 6'

Por Redação | 14 de Abril de 2016 às 18h14

Talvez nem mesmo a Rockstar esperasse que GTA Online fosse um sucesso tão grande. Que o modo de jogo cairia nas graças do público ninguém duvidava, afinal estamos falando de uma das franquias mais populares de todos os tempos. Porém, o sucesso financeiro da empreitada é o que mais chama a atenção — e esses números podem atrasar a chegada de um sucessor e mudar a estrutura da franquia daqui para frente.

Segundo informações reveladas em uma ação judicial de US$ 150 milhões movida por Leslie Benzies, ex-presidente da Rockstar North, contra a Take-Two, companhia que é dona da produtora, as microtransações de GTA Online já geraram uma receita de US$ 500 milhões para a empresa. O valor é ainda mais impressionante por se tratar de um game de console, afinal este tipo de negócio costuma ser bem-sucedido em jogos mobile.

O colunista da Forbes Paul Tassi aposta que é justamente o sucesso financeiro de GTA Online que faz com que a Rockstar ainda não tenha repetido uma prática comum com títulos anteriores da franquia: até agora, nenhuma DLC de GTA V foi lançada ou aparenta estar nos planos da produtora. “Quando você olha para estes números de GTA Online, o mistério [sobre o porque nenhuma DLC ainda foi lançada] é resolvido”, escreveu nesta quinta-feira (14).

E o GTA VI?

GTA IV foi lançado em 2008, com dois DLCs lançados em 2009 e em 2010, respectivamente. GTA V chegou em 2013, cinco anos depois do antecessor e apenas três anos após a última expansão para o game. E se ainda não há qualquer DLC — e provavelmente nem haverá — para Grand Theft Auto V, é razoável imaginar que o sucesso de GTA Online tenha efeitos também sobre o lançamento de um possível GTA VI.

O resumo da ópera é: enquanto GTA Online continuar dando lucro, não há porque a Rockstar seguir adiante. Além disso, Tassi aposta que o sucesso do multiplayer online pode ter efeitos sobre a estrutura do futuro GTA VI, que pode se alinhar mais às customizações e fugir um pouco de uma estrutura rígida no modo história. De uma forma ou de outra, é bem provável que o próximo GTA integre elementos do GTA Online com a forma tradicional apresentada pelo jogo desde a sua criação.

Fonte: Forbes

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.