Konami quer sua ajuda para escolher quais de seus clássicos devem retornar

Por Redação | 22 de Agosto de 2015 às 14h15

Nem só de más notícias vive a Konami. Apesar de todas as decisões polêmicas envolvendo o diretor Hideo Kojima e as várias denúncias sobre as péssimas condições de trabalho em seus escritórios, o estúdio parece ter lembrado de que é preciso fazer jogos e decidiu reviver alguma de seus principais franquias. O problema é que ela não tem a menor ideia de qual escolher e está jogando a questão para os fãs.

Para isso, ela lançou o chamado Heritage Games Survey, um questionário feito para que a comunidade de jogadores diga qual série da empresa deveria voltar. Na verdade, são várias perguntas que vão mensurar o quanto determinadas marcas são apenas conhecidas e quais são realmente populares a ponto de valer o investimento em uma nova produção.

Entre os títulos que ela apresenta como possíveis candidatos da ganhar um futuro lançamento há alguns clássicos que realmente mereciam um retorno. É o caso de Contra, Bomberman, Sunset Riders e até mesmo Castlevania. Outros nomes de peso incluem Zone of the Enders, Suikoden e Yu-Gi-Oh! Por outro lado, não há qualquer menção a Silent Hill, que há tempos não recebe um novo game.

Mais do que isso, o questionário pede para que os jogadores destaquem quais os aspectos de cada jogo que mais lhe agradam, em uma clara tentativa de coletar essas informações para saber qual a melhor direção a ser seguida em um futuro lançamento. Outro aspecto que chama a atenção diz respeito às estratégias relacionadas às plataformas. Em vez de perguntar apenas qual o melhor console para cada opção, a Konami é ainda mais específica e mostra inclusive um interesse em fazer um lançamento cruzado, ou seja, misturando viddeogames, PCs e até mesmo dispositivos móveis.

E nem é preciso dominar o inglês para responder ao Heritage Games Survey, uma vez que o estúdio se preocupou em trazer uma opção em português para que todo mundo possa dar sua opinião sobre seus futuros lançamentos.

A Konami não é a primeira empresa a adotar essa estratégia para pensar seus próximos produtos. Há poucos meses, a Capcom lançou no Facebook uma enquete pedindo para que os fãs dessem sua opinião sobre um possível remake de Resident Evil 2. Diante das boas respostas, o estúdio aceitou a ideia e confirmou o projeto.

Isso significa que, se todo mundo pedir pelo retorno de Silent Hills — com direito ao retorno de Hideo Kojima —, ele vai acontecer? Dificilmente, mas pelo menos a empresa vai saber mais ou menos no que a maioria de seu público está interessada e pode trabalhar e em algo nesse sentido. Pode parecer pouca coisa, mas levando em consideração que estamos que só estava trazendo polêmicas nos últimos meses, essa é uma novidade e tanto.

Fontes: TechRadar, Heritage Games Survey