Publicidade

Konami pode parar produção de jogos para consoles e deixar apenas PES na ativa

Por| 18 de Setembro de 2015 às 12h20

Link copiado!

Konami pode parar produção de jogos para consoles e deixar apenas PES na ativa
Konami pode parar produção de jogos para consoles e deixar apenas PES na ativa
Tudo sobre KONAMI

Os rumores de que a Konami estaria prestes a abandonar o mercado de consoles para se concentrar apenas em games para dispositivos móveis e máquinas de Pachinko ganham mais força. Afinal, um novo boato afirma que a empresa vai encerrar a produção de todos os seus jogos, mantendo viva apenas a série Pro Evolution Soccer.

De acordo com o site Eurogamer, o recente Metal Gear Solid V: The Phanton Pain foi o último grande lançamento da empresa e que, a partir de então, todas as suas demais franquias vão ser deixadas de lado. Mais do que isso, a própria empresa vai deixar de olhar para os video games com o mesmo carinho para migrar de vez para os mobiles, mantendo apenas uma equipe responsável pelo título esportivo.

E, embora isso tenha pegado muita gente de surpresa, a verdade é que essa é uma realidade que há tempos vinha se desenhando. Games como Contra e Bomberman já estão desaparecidos há algumas gerações e não vemos um novo Castlevania e Silent Hill há anos.

Além disso, não foram poucas as vezes que ouvimos a empresa comentar que o seu novo foco é mesmo o mercado mobile. Toda a polêmica envolvendo a produção de Metal Gear Solid V foi um claro sinal disso, uma vez que fontes internas revelavam que os executivos estavam insatisfeitos com a demora no desenvolvimento e principalmente com todos os custos envolvidos.

Continua após a publicidade

Assim, a escolha por manter apenas Pro Evolution Soccer na ativa é bastante compreensível, uma vez que ele exige muito pouco na produção de novos conteúdos a cada ano e ainda arrasta milhões de fãs a cada lançamento. Por outro lado, fica a dúvida se esse empenho cada vez menor em consoles também não vai representar uma redução nos investimentos para que a série PES continue se atualizando.

Parte dessa preocupação está exatamente na recente saída do diretor da Fox Engine e estrategista técnico, Julien Merceron. Como o motor gráfico feito para Metal Gear Solid V também era usado no jogo de futebol, o adeus de Merceron pode ter reflexos dentro do game. É preciso atualizar e desenvolver o motor gráfico todos os anos para melhorar a jogabilidade, adicionar recursos e otimizar seu desempenho e, se isso não for feito, PES pode entrar em uma mesmice bastante perigosa — principalmente com FIFA apostando em novas possibilidades, como seleções femininas.

Segundo o site francês GameBlog, o executivo deixou o cargo por conta de sua insatisfação com os rumos tomados pela Konami. A página afirma que ele não concordava com essa transição para títulos mobile e, por isso, pediu as contas.

Continua após a publicidade

Assim, se os rumores forem mesmo reais, pode dizer adeus ao sonho de ver um novo Silent Hill ou mesmo um Castlevania nos próximos anos. A própria série Metal Gear deve desaparecer após o lançamento de Metal Gear Online, o que deve acontecer já no próximo dia 6 de outubro. Depois disso, é só gol e lágrimas.

Fonte: GameBlog, VG24/7, Eurogamer, MCV UK