Kinect poderá ser implementado em carros autônomos

Por Redação | 18 de Abril de 2016 às 06h45

Carros autônomos estão cada vez mais se tornando comuns na sociedade, mas atualmente o custo para colocar um veículo desse tipo nas ruas é muito alto e os veículos não são tão confiáveis para substituir motoristas humanos. Porém, pesquisadores da Universidade de La Laguna descobriram que o sensor Kinect pode ser a solução para as questões de detecção de solo.

Segundo a pesquisa, um sensor Kinect pode ser mais preciso para objetos próximos ao chão do que o sensor LIDAR, utilizado atualmente em veículos desse tipo. O problema dessa tecnologia é que ela é facilmente influenciável pela luz do sol e superfícies reflexivas.

Em testes com um carrinho de golfe que dirige sozinho, os pesquisadores avaliaram a profundidade da câmera do Kinect contra um laser que identifica o alcance e câmeras estéreo. Ao operar o veículo numa estrada com degraus, meio-fio e rampas, eles descobriram que o sensor da Microsoft teve um desempenho melhor que outros dois dispositivos nos quesitos detecção e discernimento de caminho a ser seguido.

O estudo acadêmico pode ser conferido aqui.

Via MS Power User

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!