Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jogos de Wii U e 3DS que ficarão inacessíveis com fim da eShop

Por| Editado por Bruna Penilhas | 17 de Fevereiro de 2022 às 18h49

Link copiado!

Montagem/Canaltech/Reprodução/Nintendo
Montagem/Canaltech/Reprodução/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

Quem jogou, jogou. Quem não jogou, vai ter que esperar a Nintendo tomar uma atitude. O fechamento das lojas digitais eShop no Nintendo 3DS e no Wii U irá dificultar o acesso a uma série de jogos importantes de grandes franquias como Pokémon, Super Mario, The Legend of Zelda e Metroid.

A partir de março de 2022, as opções para adquirir uma cópia digital de Metroid Prime, ou até do clássico Super Mario 3D Land, serão limitadas até ficarem totalmente inacessíveis para compra digital em 2023. Fato irremediável, caso a empresa japonesa mantenha as atuais opções de retrocompatibilidade no Nintendo Switch. O console híbrido recebe, mensalmente, atualizações pontuais no catálogo de jogos de Nintendo 64, Sega Genesis, Nintendinho e Super Nintendo pelo serviço Nintendo Switch Online.

Continua após a publicidade

O esgotamento de cópias digitais de grandes títulos da Nintendo atinge o ápice em março de 2023, quando a eShop deixará de funcionar no Nintendo 3DS e Wii U. A partir do próximo mês, já ficará impossível adicionar fundos à carteira para comprar novos jogos.

Nesse momento de despedida, pelo menos momentâneo, o Canaltech listou os melhores jogos que ficarão inacessíveis com o fechamento da eShop — claro, quem já possui uma cópia física ou digital dos títulos ainda poderá jogá-los. Confira:

10. Monster Hunter 3 Ultimate (3DS e Wii U)

Continua após a publicidade

A versão definitiva do jogo da Capcom trouxe melhorias gráficas e de jogabilidade, exclusivamente para o 3DS e o Wii U. Infelizmente, Monster Hunter 3 em sua melhor forma, com sombras dinâmicas e suporte a jogatina cooperativa online no Wii U, caminha para se tornar uma memória para os fãs. A boa notícia é que o Switch conta com suas próprias aventuras exclusivas da franquia com Monster Hunter Rise e Monster Hunter Stories 2.

9. The Legend of Zelda: The Wind Waker HD (Wii U)

Continua após a publicidade

Um dos melhores jogos da franquia Zelda, Wind Waker ganhou uma nova versão no Wii U que ainda merece sua atenção. O aventureiro título renovou os elementos clássicos, mantendo o espírito do original. Rumores apontam que Wind Waker pode estar a caminho do Switch ao lado de Twilight Princess, outra aventura Zelda fadada à morte no Wii U, caso a Nintendo não se mova.

8. Kirby and the Rainbow Curse (Wii U)

Kirby está prestes a ganhar uma nova aventura no Switch comForgotten Land. Mas, quanto mais Kirby, melhor. Rainbow Curse utiliza o Wii U GamePad, em que o jogador desenha linhas para guiar Kirby. Com o fechamento da eShop e a utilização de partes do Wii U, o título dificilmente sobreviverá para encontrar o final do arco-íris.

Continua após a publicidade

7. Splatoon (Wii U)

A tinta? Vai secar! Splatoon 2 e Splatoon 3 são títulos que compõem o catálogo do Switch. O começo da aventura, no entanto, está presa atualmente ao catálogo do Wii U e ficará indisponível para compra digital. Com pouca diferença entre os jogos da franquia, dificilmente a Nintendo apostará em um port de Splatoon para consoles futuros.

6. Fire Emblem: Awakening (3DS)

Continua após a publicidade

Notícia triste para fãs de RPG feitos no Japão. Os estratégicos combates de Fire Emblem: Awakening estrearam a série no 3DS, não encontrando espaço em outra plataforma. O título combina a vasta gama de elementos de jogos anteriores com uma jogabilidade complexa, formando um Fire Emblem consistente para fãs e acessível também para quem nunca se aproximou.

5. Animal Crossing: New Leaf (3DS)

Continua após a publicidade

Animal Crossing: New Horizons é um sucesso absoluto no Switch, mas o irmão mais velho, a aventura New Leaf, ainda é muito querida pelos fãs pelo caráter inventivo. No lugar de personificar um mero habitante, o jogador controla um protagonista que é confundido com o prefeito de uma cidade e passa a agir como tal, gerindo o lugar. Outra perda sensível de acessibilidade para franquia com o fechamento da eShop no 3DS será a dificuldade de jogar Animal Crossing: Amiibo Festival, jogo estilo Super Mario Party da série.

4. Pokémon Sun e Moon (3DS)

Com uma penca de jogos exclusivos no 3DS, Pokémon é, de longe, a franquia mais prejudicada com o fechamento da eShop no portátil. Jogos lançados diretamente para o console, como Sun & Moon, X & Y e Omega Ruby & Alpha Sapphire, são essenciais para qualquer treinador que iniciou recentemente sua jornada no Switch. As gerações de monstrinhos apresentados no 3DS ajudaram a empurrar a série para frente, apresentando as mega evoluções e as formas regionais, além de trazer criaturas que estão presentes apenas nesses jogos.

Continua após a publicidade

Vale citar que o fechamento da eShop também irá limitar o transporte de Pokémon desses jogos para o aplicativo Pokémon Home, uma vez que o Pokémon Transporter será desativado com a loja. Pokémon Bank, o aplicativo que salva capturas de jogos do treinador, passará a ser gratuito com o fim da eShop, mas também deve ser encerrado em breve.

Outra perda é a possibilidade de jogar e capturar oficialmente monstrinhos de jogos clássicos, como Red & Blue, disponíveis por meio do Virtual Console do 3DS.

3. Super Mario 3D Land (3DS)

Continua após a publicidade

Considerado uma mistura de Super Mario 64 e Super Mario Galaxy, 3D Land utiliza o giroscópio do 3DS para criar algumas das fases 2.5D e 3D mais inventivas da franquia. O jogo é um compilado das melhores mecânicas de Mario até aquele momento, inclusive reintroduzindo a roupa Tanuki para o encanador e apresentando uma nova, de Mario Bumerangue.

2. Luigi's Mansion (3DS)

Continua após a publicidade

Muitos jogadores tiveram o primeiro contato com Luigi’s Mansion com o terceiro capítulo da franquia, lançado diretamente no Nintendo Switch. No entanto, a série do irmão do Mario nasceu no GameCube e fez seu nome durante a vida do 3DS. Após a primeira sequência estrear no 3DS com o nome Luigi's Mansion: Dark Moon, um remake da aventura original chegou também ao portátil. Agora, o começo da famosa carreira do personagem de macacão verde está em perigo, com o fechamento da eShop e com os jogos utilizando a segunda tela do 3DS, indisponível no Switch.

1. Metroid Prime Trilogy (Wii U)

Os fãs de Samus Aran estão desesperados. E com razão! Metroid Prime: Trilogy é a compilação de três jogos desenvolvidos pela Retro Studios e publicados para Wii. A coletânea com Metroid: Metroid Prime, Metroid Prime 2: Echoes e Metroid Prime 3: Corruption é a preparação necessária para Metroid Prime 4, previsto para chegar no Switch em algum momento do futuro. Sem a eShop do Wii U funcionando, muitos jogadores podem chegar ao quarto jogo da série sem conhecer trechos da história, já com a nave andando.

Continua após a publicidade

Jogos de Wii U e 3DS serão compatíveis com Switch?

No anúncio de encerramento das atividades da eShop no Wii U e 3DS, a Nintendo compartilhou em uma sessão de perguntas e respostas que não planeja trazer retrocompatibilidade ao Switch de nenhuma outra forma além do atualmente praticado com o serviço de assinatura Nintendo Switch Online.

Respondendo a pergunta se disponibilizará jogos clássicos para serem adquiridos de outra maneira ou se tem a “obrigação de preservar jogos clássicos continuamente para compra”, a gigante do Mario escreveu:

“Em nossos planos de assinatura do Nintendo Switch Online, mais de 130 jogos clássicos estão atualmente disponíveis em bibliotecas crescentes para vários sistemas. Achamos que essa é uma maneira eficaz de tornar o conteúdo clássico facilmente disponível para uma ampla variedade de jogadores. No momento, não temos planos de oferecer conteúdo clássico de outras maneiras”, relatou a Big N, em relação a chegada de jogos de Wii U e 3DS no Switch.

A resposta até poderia abrir uma porta para a inclusão de mais títulos de outras plataformas ao serviço Nintendo Switch Online. No entanto, o trecho transcrito pelo site Kotaku foi apagado da página oficial da empresa.