Jogo usa realidade aumentada para ensinar empreendedorismo para crianças

Por Redação | 20 de Outubro de 2016 às 16h53

A empresa de games Osmo lançou um novo título educacional que aborda um tema muito interessante: empreendedorismo. Fundada por ex-Googlers, a Osmo é conhecida pelos seus jogos para iPad que combinam o touchscreen com objetos do mundo real e atividades físicas na frente da tela.

Enquanto outros títulos lançados pela companhia abordavam temas como codificação, desenho e matemática, o Pizza Co. agora foca no mundo dos negócios. Pramod Sharma, cofundador da empresa, comparou o jogo com a famigerada barraca de limonada que sempre vemos nos filmes, onde as crianças tentavam ganhar seu próprio dinheiro. O objetivo do game é ensinar aos jogadores o que se passa na gestão de uma empresa, mas de forma divertida, além de ajudá-los a praticar suas habilidades com matemática e reconhecimento de padrões.

Os componentes físicos do jogo incluem uma massa de pizza e diferentes coberturas, e as crianças brincam de criar as pizzas de acordo com os pedidos dos clientes. Além disso, o jogo também vem com dinheiro falso, para que as crianças aprendam a dar o troco para os clientes. Um detalhe interessante é que toda essa atividade física é capturada com a câmera da Osmo, que é acoplada ao iPad.

Osmo Pizza Co.

Itens que vêm com o Pizza Co. – iPad não está incluso (Foto: Osmo)

Ao longo do jogo, conforme a pizzaria do jogador vai se tornando um negócio bem-sucedido, ele pode começar a gastar o seu lucro em melhorias na decoração, ou em fornos mais rápidos, por exemplo. Eles também podem se tornar magnatas mirins do setor ao comprar outras pizzarias.

Pizza Co. foi projetado para crianças com idades entre 7 e 12 anos, mas também existe uma versão "junior" para crianças com 5 e 6 anos. O game é vendido por US$ 39 – ou, se você ainda não possui o hardware da Osmo composto por uma câmera espelho e uma base para iPads, ele sai por US$ 59.

Via Venture Beat