Jogo de estratégia espacial usa missões reais para simular exploração de Marte

Por Patrícia Gnipper | 27 de Novembro de 2020 às 12h55
The Irregular Corporation

Existem muitos jogos de estratégia por aí, alguns deles com a temática espacial, inclusive. Mas um novo game da Auroch Digital conta com ninguém menos do que a Agência Espacial Europeia (ESA) para que seja ainda mais realista nesta missão. Mars Horizon tem como objetivo fazer com que o jogador se sinta em uma verdadeira missão de exploração marciana — só que agindo nos bastidores do projeto.

No game, os jogadores gerenciam o foco científico da missão e também devem se preocupar com questões como apoio público e arrecadação de fundos, sem deixar de lado a atuação de outras agências espaciais que têm os mesmos objetivos envolvendo o Planeta Vermelho, decidindo se vão trabalhar em conjunto ou se tem o preparo necessário para uma "carreira solo".

(Imagem: Reprodução/The Irregular Corporation)

Sobre o que rola nas missões dentro do jogo, a ESA levanta o seguinte: "Você está controlando sua própria agência espacial no início da era espacial, com o objetivo final de colocar os pés na superfície de Marte. Quais tecnologias você deve pesquisar? Quais foguetes você deve construir? Você deve apontar primeiro para a Lua ou ir direto ao Planeta Vermelho?"

E não pense que se trata de um jogo leve, para amenizar o estresse do dia a dia. A ESA garante que o game é tenso, baseado em turnos que determinam, diretamente, seu sucesso ou fracasso, pois cada decisão tomada ali é crítica para isso. "Você gastará tempo consertando uma antena com defeito ou conservará energia em caso de vazamento de combustível? Talvez arriscar três meses extras no planejamento da missão pudesse prevenir o desastre?" — são algumas das decisões importantes nas quais você deverá ter o sangue frio para tomar.

(Imagem: Reprodução/The Irregular Corporation)

Para criar uma trama realista, que realmente trace um paralelo com as atividades espaciais do mundo real, o jogo contou com a cooperação de funcionários da ESA, incluindo membros da missão ExoMars. Eles foram consultados sobre o processo real de planejamento e execução de uma missão marciana, e a agência espacial europeia também colaborou com testes para aprimorar a jogabilidade do game.

Mars Horizon foi lançado em todo o mundo neste mês de novembro e está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Fonte: ESA, The Irregular Corporation

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.