Jogar Tetris pode reduzir desejos e ansiedade, segundo estudo

Por Redação | 17.08.2015 às 12:19
photo_camera Divulgação

Jogar Tetris ajuda a reduzir desejos relacionados a cigarro, alimentos e até mesmo sexo, segundo mostra um estudo da Universidade de Tecnologia de Queensland e da Universidade de Plymouth, na Austrália. Para os pesquisadores chegarem a esta conclusão, um grupo de estudantes de graduação foi submetido a listar seus desejos e qual a intensidade deles. O grupo de estudantes era composto por 31 alunos entre 18 e 27 anos.

Após listar suas ansiedades, cerca da metade das pessoas entrevistadas recebeu um iPad para jogar Tetris, enquanto os outros foram liberados para exercer qualquer tarefa de seu interesse. Após 15 minutos, todos os jovens que estavam sendo avaliados voltaram para dar seu feedback. Como resultado, os alunos que jogaram Tetris em seus dispositivos conseguiram diminuir a intensidade de seus desejos em torno de 20% em comparação aos que não jogaram.

Jackie Andrade, pesquisadora da Universidade de Plymouth, explica que "jogar um jogo visualmente interessante como Tetris ocupa os processos mentais que lidam com imagens. Então é difícil imaginar algo vividamente e jogar Tetris ao mesmo tempo".

Sendo assim, os pesquisadores puderam chegar à conclusão de que jogar Tetris pode usar os mesmos processos mentais que controlam a satisfação dos desejos. Com este estudo, foi demonstrado pela primeira vez que a interferência cognitiva pode ser utilizada fora do campo da ciência para conseguir reduzir as ansiedades provenientes de substâncias ou atividades.

Em confirmação a isso, Andrade ainda afirmou que "esta é a primeira demonstração de que a interferência cognitiva pode ser usada fora do laboratório para reduzir os desejos de substâncias e outras atividades, como comer".

Via Neowin

Fonte: http://www.neowin.net/news/neobytes--playing-tetris-could-help-lessen-cravings-according-to-research