Imagens vazadas mostram como deve ficar a versão final do Oculus Rift

Por Redação | 10.06.2015 às 13:47

Embora o Oculus Rift chegue às lojas só no ano que vem, os badalados óculos de realidade virtual ainda são um grande mistério para todos nós. As novidades sobre o produto são liberadas em pequenas doses, e pouco foi mostrado além de alguns conceitos aqui e ali. No entanto, com a E3 cada vez mais próxima, parece que essas dúvidas estão prestes a chegar ao fim.

Tanto que usuários do Reddit encontraram dentro do site oficial da empresa algumas imagens que revelam o que pode ser o design final do produto, incluindo os acessórios que devem ser exibidos durante a feira na próxima semana.

O conteúdo estava escondido na página e chama a atenção exatamente pela grande quantidade de detalhes no visual e até alguns pequenos elementos do acabamento. Além disso, um misterioso controle foi descoberto em meio as fotos que deixou muita gente intrigado exatamente por ninguém saber para o que serve. Como não se parece com um joystick, é possível que ele seja usado para ações mais simples, como ajustes de volume ou mesmo para ligar o Rift.

Diante de todos esses vazamentos, o cofundador da Oculus, Palmer Luckey, foi até o fórum para comentar o assunto e explicar um pouco sobre aquelas imagens. Segundo ele, o conteúdo é real e estava mesmo dentro do site da empresa, mas não corresponde àquilo que vai ser mostrado nos próximos dias. Na verdade, trata-se apenas de conceitos antigos que ficaram armazenados na página e acabaram sendo descobertos pelo público.

Oculus Rift

De acordo com ele, todas as imagens correspondem a conteúdos publicados há algum tempo apenas para preencher o espaço no site, tanto que é possível encontrar algumas informações já bem desatualizadas, como a especificação da GPU e o jogo usado como demonstração. Luckey ainda afirma que os fãs mais empolgados podem continuar se divertindo com as imagens renderizadas que acabaram vazando, mas antecipa que pouco do que está ali vai ser levado para a apresentação final agendada para esta quinta-feira (11).

Mesmo com o executivo comentando que se trata de algo datado, os olhos atentos da internet conseguiram levantar algumas questões que mostram que o protótipo apresentado nas fotos pode não ser tão desatualizado quanto aparenta. Afinal, é possível perceber que ele traz a logo recém-alterada da empresa, o que mostra que ele está bem mais próximo do modelo final do que foi confirmado.

O próprio controle foi um ponto que surpreendeu muita gente. Independentemente de sua função, o ponto é que a Oculus jamais comentou que o Rift precisaria de algum acessório do tipo, ainda mais um equipado com uma espécie de touchpad na parte superior que ninguém sabe para o que serve.

Oculus Rift

Os conceitos também serviram para saciar a curiosidade do público em relação à montagem dos óculos de realidade virtual, já que uma das imagens descobertas mostra como o aparelho fica quando "aberto". E a maior surpresa foi que, ao contrário do que foi mostrado nas apresentações iniciais, ele traz duas telas, uma para cada olho, ao invés de um painel LCD dividido ao meio. Isso permitiria que o indivíduo ajustasse a posição do display, deixando as coisas mais personalizáveis e confortáveis.

Sendo essas imagens antigas ou não, a verdade é que elas revelam muito mais do que esperávamos ver. Ainda assim, vale lembrar que a Oculus prometeu fazer uma apresentação no dia 11 de junho, para trazer mais detalhes sobre a novidade. Esperamos que, desta vez, eles confirmem a data de lançamento e o preço.

Fontes: Reddit, Ars Technica