Publicidade

GDC 2019 | O que rolou de mais importante no evento da Google em São Francisco

Por| 25 de Março de 2019 às 21h20

Link copiado!

Renato Mota/Canaltech
Renato Mota/Canaltech
Tudo sobre Google

No futuro, a Game Developers Conference de 2019, que aconteceu entre os dias 18 e 22 de março, poderá ser vista como um ponto de virada para a indústria. Foi em São Francisco que os planos de oferecer um serviço de streaming de jogos, com títulos de peso, começou a ser materializado com o anúncio do Stadia, da Google.

Pela primeira vez, o público pôde ver a plataforma funcionando e testá-la — apesar de não ter tido acesso ao controle do Stadia e suas funções, como o compartilhamento de jogos e acesso à busca do Google sem sair do game. A empresa deixou mais dúvidas do que respostas, na verdade, mas quem acompanhou a repercussão do anúncio sentiu no ar o cheiro de mudanças na forma como consumimos games hoje.

Para não ficar para trás, a Microsoft levou para a feira novidades do seu serviço de streaming, o xCloud. Como se esperava, a plataforma tem muitas semelhanças com o Stadia, com o processamento dos jogos ocorrendo na nuvem e com comandos sendo efetuados pelo aparelho do usuário — console, PC ou smartphone — com conexão direta com o servidor.

Continua após a publicidade

A vantagem da Microsoft é contar com um catálogo de jogos já estabelecido, com franquias como Forza e Halo, além de contato próximo com os principais desenvolvedores do mercado. E falando em exclusivos, três jogos que eram restritos à plataforma Playstation estão vindo para o PC através da Epic Game Store. Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human, todos da desenvolvedora francesa Quantic Dream, chegarão à loja da Epic ainda este ano.

Esse foi um dos anúncios do painel State of Unreal, que além do anúncio da parceria, trouxe demonstrações das capacidades da próxima versão da Unreal Engine, e também apresentou o programa de incentivo Epic MegaGrants e a plataforma Epic Online Services.

Por fim, mostrando que nada é sagrado nesse mundo dos games, o Xbox One perdeu também um exclusivo: Cuphead será lançado para o Nintendo Switch em 18 de abril. O anúncio veio junto com a notícia de que a Microsoft pretende levar o suporte do Xbox Live para o Nintendo Switch.

Já a Qualcomm levou para a GDC um novo headset de realidade virtual (RV) sem fio e standalone, o Oculus Rift S. A proposta do aparelho é dar mais liberdade ao usuário, usando um sistema de câmeras para um rastreamento "de dentro para fora". O novo Oculus deve ser lançado no segundo semestre, ao valor de US$ 399.

Continua após a publicidade

Na GDC ainda teve espaço para uma franquia voltar do mundo dos mortos: a Paradox Interactive e Hardsuit Labs revelaram Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2, a continuação do RPG de 2004, que adapta para os jogos eletrônicos o universo dos vampiros da White Wolf, clássico dos RPGs se mesa. Bloodlines 2 será lançado em 2020 para PC e consoles.