Games: jogar no monitor ou na televisão?

Por Gustavo Yoshida | 09 de Setembro de 2020 às 10h00
Divulgação

A quantidade de players em jogos eletrônicos obteve um aumento, principalmente impulsionado ao momento que estamos vivendo, segundo estudo da NPD Group, empresa americana de pesquisa. O tempo dedicado aos games aumentou 35% desde o início de 2020, em todas as plataformas, incluindo videogames e computadores. E, para jogar, é preciso ter uma tela adequada, seja ela de televisão ou monitor — só que existe uma diferença entre os dois produtos e um perfil de jogador indicado para cada um.

Mas o que faz uma pessoa escolher entre um monitor e uma televisão para jogar? A resposta não é simples porque tudo depende. Depende de qual finalidade o gamer procura e quais objetivos ele quer atingir com o jogo. Além disso, para realizar a escolha de uma televisão ou de um monitor, é importante pesquisar sobre os produtos e prestar atenção em alguns números que às vezes passam desapercebidos pelos consumidores, como taxa de atualização, tempo de resposta, tipo de tela e qualidade de imagem, por exemplo.

Para quem prefere jogos de FPS como Call of Duty, PUBG, Fortnite, Overwatch e Rainbow Six e também para jogos como League of Legends , os monitores gamer são os mais indicados, já que neles o jogador encontra alta taxa de atualização; ou seja: quanto maior a taxa, mais fluído o jogo se torna, com tempo de resposta entre 1ms e 5ms para ter uma reação instantânea para enfrentar seus inimigos, e imagens Full HD para imagens exuberantes.

Opções UltraWide ampliam o campo de visão, colaborando com os gamers em jogos como League of Legends, que amplia o campo de visão do seu jogo, por exemplo, ou Fórmula 1, cujo cockpit fica mais amplo, facilitando a visão da pista e nos FPS, e colaborando com a visão dos inimigos na espreita dos cenários. Os monitores possuem duas opções de telas, TN e IPS, que são tecnologias inerentes a qualidade de cores e nitidez exibidos no monitor.

Para quem busca apenas entretenimento sem competição e jogos offline, não é necessária a escolha de um produto gaming específico, que entrega extrema qualidade de imagem e tempo de resposta. Assim, o uso de um monitor 4K ou de uma televisão padrão serve para o consumidor casual do console, por exemplo.

Caso ele queira aproveitar os benefícios de sua tela, mas busque um produto excelente para o Xbox e Playstation, os monitores 4K e as televisões com tecnologia OLED são ótimas opções, pois entregam tempo de resposta baixo, além de proporcionar imagem 4K ideal para quem gosta de jogos como FIFA, PES, Fórmula 1, NBA, Assassin’s Creed, Just Dance, entre outros, pois são jogos em que a extrema qualidade de imagem encontrada nestas telas fazem muita diferença, além de surpreender o resultado.

No entanto, para videogames, existe a possibilidade de escolha entre os dois produtos, diferentemente de jogos de computadores, em que o uso ideal é de um monitor gamer. Cabe, então, ao consumidor avaliar o que procura e qual produto é mais adequado ao seu perfil e seu bolso. Uma coisa é fato: com a tecnologia presente nos monitores e TV da LG, a experiência única de jogo é garantida.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.