Game indie é removido da loja da Nintendo após invasão de hackers a 3DS

Por Redação | 04 de Maio de 2016 às 12h38
photo_camera Divulgação/VVVVVV

A Nintendo resolveu tirar da eShop o game indie VVVVVV, apontado por hackers como a porta de entrada para invasões que vinham acontecendo na plataforma 3DS. Segundo publicação feita no último domingo (1) pelo hacker ShinyQuasgire, os invasores aproveitam uma brecha de segurança existente no jogo para carregar um save modificado dentro do cartão de memória do aparelho.

Contudo, é importante alertar que a falha de segurança do VVVVVV só pôde ser explorada devido a uma falha do próprio 3DS, visto que é ela que permite o carregamento da versão falsa do save dentro do cartão de memória. De qualquer maneira, a Nintendo tomou a medida mais simples — e também paliativa — e resolveu tirar o jogo independente de sua loja online apenas um dia após a divulgação do método pelo hacker.

Pelo Twitter, o criador do game Terry Cavanaugh demonstrou surpresa ao saber do método utilizado pelos hackers e garantiu que não parece se tratar de uma falha “principal”. “Então, espero que isso signifique que eu não vá precisar corrigir qualquer coisa”, escreveu o desenvolvedor. Porém, a história mostra que não é bem assim: em agosto, o game Ironfall Invasion também foi removido da loja da Nintendo por motivos semelhantes e somente após algumas modificações feitas por seus criadores é que ele pôde voltar à eShop.

Fonte: Ars Technica