Game Boost: Sony vai dar mais destaque a recurso que melhora jogos de PS4 no PS5

Por Felipe Demartini | Editado por Jones Oliveira | 07 de Maio de 2021 às 12h12
Ellen Monike/Canaltech

A Sony está intensificando a divulgação do sistema que permite rodar os jogos do PlayStation 4 de forma melhorada no PlayStation 5. O chamado Game Boost faz uso do hardware superior do novo console para melhorar aspectos como performance, velocidade de carregamento, resolução e qualidade de texturas, mesmo que os games não tenham recebido atualizações específicas para rodarem melhor na nova geração.

É um sistema que está disponível desde o lançamento da plataforma, mas que a Sony parece querer divulgar de forma mais direta a partir de agora. Em um vídeo divulgado nesta semana, a companhia mostrou o logo do Game Boost, que deve aparecer nas embalagens de jogos de PS4 compatíveis lançados a partir de agora, e exibiu alguns dos games que fazem uso do recurso, que funciona em mais de uma dezena de games lançados originalmente na geração anterior.

Os títulos citados são God of War, Ghost of Tsushima e o remake de Shadow of the Colossus, mas a lista completa do Game Boost também inclui jogos como Days Gone e Ratchet & Clank, além de games de distribuidoras parceiras como The Division 2, Genshin Impact e Star Wars Jedi: Fallen Order. Na maioria deles, a principal melhoria é a taxa de 60 quadros por segundo, por meio de uma remoção na limitação dessa contagem disponível no PS4, além de incrementos na resolução em alguns dos jogos.

A divulgação também deve servir como uma resposta a recursos que vem sendo divulgados amplamente pela Microsoft. O paralelo é com o programa de FPS Boost do Xbox Series X, que já se aproxima de uma centena de jogos da geração passada rodando com melhorias significativas no novo console, incluindo a possibilidade de chegarem a uma taxa de 120 quadros por segundo. A lista também inclui jogos exclusivos e alternativas de distribuidoras parceiras.

É importante não confundir esse recurso com as otimizações efetivamente feitas para que jogos da geração passada rodem melhor nos novos consoles, que a Microsoft chama de Smart Delivery. É o caso dos upgrades divulgados em ambas as plataformas para jogos como Final Fantasy VII Remake, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales ou Forza Horizon 4, bem como games multiplataforma como Watch Dogs Legion, Hitman 3, Destiny 2 e o vindouro Resident Evil Village, que chega às lojas nesta sexta-feira (7).

Fonte: Sony (YouTube)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.