Final Fantasy IX finalmente chega ao PC

Por Redação | 14.04.2016 às 09:15

Depois de muito esperar, os jogadores de PC finalmente podem colocar as mãos em um dos maiores clássicos do PlayStation. Sem fazer muito alarde, a Square Enix liberou a aguardada versão de Final Fantasy IX para computadores no Steam, permitindo que os fãs da série possam relembrar um dos mais icônicos e divertidos títulos de toda a saga de RPGs. Em tempos em que está todo mundo dando piruetas de ansiedade com a chegada de Final Fantasy XV, revisitar um dos clássicos já ajuda a controlar o hype.

A novidade foi muito aguardada pelo simples fato de que a desenvolvedora prometeu trazer o game aos PCs junto com a versão mobile, mas demorou mais de dois meses para fazer isso. No entanto, a espera valeu a pena e agora a saga de Zidane, Vivi e Garnet contra todo um reino mágico pode ser conferida com todas as vantagens e melhorias feitas para essa remasterização. Segundo a Square, a nova edição conta com função de salvamento automático, suporte a conquistas e, é claro, toda a remodelagem para atualizar o visual do jogo.

Além disso, Final Fantasy IX traz sete tipos de modificadores para alterar a experiência do título. Esse é o tipo de recurso que a Square vem colocando no relançamento de seus jogos e que permite que o jogador use alguns truques para ajudá-lo a progredir. Entre as funções, há a possibilidade de fazer com que o game rode de maneira acelerada ou simplesmente fazer com que seus heróis não se deparem com nenhum encontro aleatório enquanto exploram o mapa. São pequenos truques para tornar a experiência um pouco mais palatável para aqueles que nunca tiveram muita paciência para o ritmo mais lento dos Final Fantasy clássicos.

Lançado para PlayStation no longínquo ano de 2000, Final Fantasy IX não traz o mesmo peso de seus antecessores, mas é amado pelos fãs tanto quanto o sétimo e o oitavo capítulo da série. E parte desse sentimento está no tom nostálgico que ele carrega. Mesmo sendo o título da franquia mais bonito lançado até aquele momento, o seu verdadeiro destaque está nas referências e retomadas a conceitos usados nos primeiros RPGs da Square. Toda a história de cristais, o tom menos realista e fantasiado, que mais parece uma fábula, está presente e até mesmo o retorno dos Black Mages é uma grande homenagem a todo o legado de Final Fantasy.

Isso sem falar que o jogo é realmente muito bonito. Como ele foi lançado no final do ciclo de vida do PlayStation, a Square Enix conseguiu tirar todo o proveito daquele hardware e entregou uma experiência realmente única para aquela época, principalmente durante as cutscenes. Não por acaso, Final Fantasy IX era um dos jogos mais longos da série e trazia nada menos do que quatro discos, assim como FF VIII já havia feito. A diferença era que o acabamento visual do nono game era muito maior. Assim, ver esse clássico retornando nos PCs certamente deixou muito fã empolgado.

Final Fantasy IX está disponível na Steam brasileira por R$ 31,59.