Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook lança ferramenta para transmissão direta de jogos na rede social

Por| 19 de Março de 2018 às 14h55

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook anunciou, na Game Developers Conference (GDC), novidades para quem quer fazer transmissão de jogos de PC direto na plataforma. Agora, a rede social terá um mecanismo em que será possível fazer o streaming do jogo diretamente para o Facebook e oferecer recompensas aos espectadores.

A proposta é que o próprio jogo tenha uma opção de streaming direto para a rede social, sem que tenha que passar por outros softwares para a transmissão. A apresentação aconteceu na GDC exatamente pelo motivo de que é necessário que os desenvolvedores abracem a ideia e introduzam a ferramenta em seus jogos.

Com isso, a empresa também lançou um kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês) focado em jogos de computador. De acordo com post oficial de Alex Hopmann, engenheiro de softwares para games do Facebook, faz parte do pacote uma nova API para que os desenvolvedores criarem modos de os jogadores transmitirem seus jogos sem a necessidade de outro hardware ou software terceirizado.

Atualmente, se alguém quiser transmitir uma jogatina para os amigos na rede social, pode optar por duas possibilidades. A primeira é usar uma placa de captura e outro computador somente para transmissão. Ou seja, um conjunto bastante caro para quem só quer mostrar seu jogo na internet.

Continua após a publicidade

A segunda seria usar um programa de captura de tela e tentar transmitir enquanto se joga. Contudo, é bem possível que, caso não tenha um computador muito potente, não seja possível fazer a transmissão, ou ainda as imagens podem ser exibidas em uma qualidade bastante inferior do que a original. O desafio do Facebook, então, é tornar mais fácil, barato e com qualidade todo este processo.

Além disso, o kit terá ferramentas para desenvolvimento de aplicações para que jogos mobile também sejam transmitidos.

Recompensas ao jogador

Outra novidade do Facebook na GDC é a possibilidade de os desenvolvedores oferecerem recompensas a quem estiver assistindo a uma transmissão, estimulando os jogadores a usarem a rede social como canal. Um exemplo apresentado por Hopmann é o Paladins, jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Hi-Rez Studios. Durante a Premier League, campeonato de e-sports do título, que acontece no próximo dia 24, serão disponibilizadas recompensas aos jogadores que acompanharem as partidas pelo Facebook.

Continua após a publicidade

Atualmente, o Facebook é uma das principais plataformas de transmissão de jogos ao vivo, junto com Twitch e YouTube Gaming. Com isso, a proposta do novo kit de desenvolvimento também é possibilitar ao desenvolvedor informações sobre o público daquele jogo, caso a transmissão seja feita diretamente para o Facebook, com a nova API.

A GDC, começou nesta segunda (19), em São Francisco, e é considerado o maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo.

Fonte: VentureBeat