Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Evento da Abragames quer atrair investidores a games brasileiros

Por| Editado por Bruna Penilhas | 19 de Setembro de 2022 às 18h14

Link copiado!

Max Pixel
Max Pixel

A segunda edição da Brazil Games Week (BGW) acontecerá entre os dias 26 e 30 de setembro. Trata-se de um evento digital cujo objetivo é levar a outros países mais informações sobre o potencial da indústria brasileira de games.

O evento é organizado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE). Confira um vídeo promocional abaixo:

Continua após a publicidade

Durante a semana, o público poderá acompanhar online atividades, palestras e painéis sobre o mercado nacional. Os painéis selecionados neste ano estimulam a captação de investidores e distribuidores internacionais para estúdios brasileiros.

O evento será divulgada por mais de 40 consulados e embaixadas brasileiras espalhadas pelo mundo. Os postos deverão promover e traduzir os conteúdos nos idiomas locais.

Ainda não há programação definida. Contudo, já sabemos quais serão os temas abordados:

  • o momento da indústria de desenvolvimento de jogos no Brasil e os resultados da 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames;
  • os investimentos de empresas estrangeiras em estúdios nacionais e o grande potencial da indústria do país;
  • iniciativas de desenvolvimento externo (XD) em jogos digitais;
  • os melhores games nacionais (finalistas e vencedores do BIG Festival 2022);
  • os principais cases brasileiros no setor.
Continua após a publicidade

Brasil tem mais de mil estúdios de games

Segundo a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, divulgada durante o BIG Festival 2022, o Brasil tem 1.009 estúdios de games. Há quatro anos, esse número era de 375, ou seja, houve um aumento de 169%.

O Sudeste é a região que concentra mais da metade de desenvolvedores do país, representando 57%. Em seguida estão o Sul (21%), o Nordeste (14%), o Centro-Oeste (6%) e o Norte (3%).

Outro dado interessante é que 93% dos estúdios entrevistados afirmaram que já desenvolvem suas próprias IPs (sigla em inglês para propriedades intelectuais, ou seja, jogos originais). Já a respeito de monetização, jogos mobile ainda são a maior fonte de receita para 38% das empresas, seguidos do PC (20%), consoles (17%), web (13%), realidade virtual ou aumentada (9%) e redes sociais (0,4%).

Continua após a publicidade

Abragames espera atrair mais investidores internacionais

Em comunicado à imprensa, o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, lembrou da qualidade dos jogos nacionais e do talento dos profissionais envolvidos:

“Nossa indústria vive seu melhor momento e tem potencial para crescer cada vez mais. Temos jogos de altíssima qualidade e realizar uma campanha como essa nos permite mostrar a outros países a qualidade dos nossos projetos, o talento e a criatividade dos nossos profissionais”.
Continua após a publicidade

Já Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, afirmou que a BGW abre mais oportunidades para as empresas brasileiras:

“Este ano, participamos de diferentes eventos internacionais e mostramos ao mundo o nosso potencial. Com a Brazil Games Week, temos a possibilidade de falar diretamente com os investidores internacionais e posicionar a indústria brasileira em um lugar de destaque.”

Notícias sobre investimentos internacionais em empresas brasileiras têm se tornado mais frequentes. Em abril deste ano, a Epic Games, criadora de Fortnite e do motor gráfico Unreal Engine, anunciou um investimento na Aquiris Game Studios (de Wonderbox e Horizon Chase). Em novembro de 2021, a gigante também investiu na Pulsatrix Studio, do jogo de terror Fobia - St. Dinfna Hotel.

A programação da Brazil Games Week poderá ser acompanhada de graça através do site oficial entre os dias 26 e 30 de setembro.

Continua após a publicidade