Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Epic Games é processada pela sexta vez devido à dança em Fortnite

Por| 27 de Fevereiro de 2019 às 09h35

Link copiado!

Epic Games
Epic Games

A Epic Games, criadora de Fortnite, está enfrentando mais um processo por "copiar" danças sem permissão. Dois ex-jogadores de basquete da Universidade de Maryland processaram a empresa pela comemoração “Running Man”, que supostamente utiliza movimentos que eles popularizaram em 2016. A acusação é de que a Epic estaria violando direitos autorais e de publicidade dos jogadores, com o argumento de que "Consistentemente procurou explorar o talento afro-americano, em particular em Fortnite, copiando suas danças e movimentos", apurou o The Verge.

Os requerentes do processo, Jaylen Brantley e Jared Nickens, dizem que criaram a dança por trás do “Running Man Challenge”, um fenômeno viral que levaram os ex-jogadores para uma participação no programa The Ellen Degeneres Show, da rede americana de televisão NBC para uma apresentação.

No ano passado, a Epic apresentou uma comemoração de Fortnite extremamente parecida com a dança criada por Brantley e Nickens, chamada “Running Man”. Eles afirmaram os movimentos eram um “sinônimo” deles e que a empresa não poderia copiá-los sem obter permissão ou compensação.

Continua após a publicidade

Mais um processo

Este processo não é o primeiro (e será que será o último?) que a Epic está enfrentando por causa de suas comemorações em Fortnite. A publisher já enfrenta ações do astro de Fresh Prince of Bel-Air (Um Maluco no Pedaço, no Brasil) Alfonso Ribeiro, dos rappers 2 Milly e BlocBoy JB, e das estrelas virais “Orange Shirt Kid” e Russell “Backpack Kid” Horning. Os processos, no entanto, são bem controversos, pois, segundo a lei, para serem protegidos por direitos autorais, os movimentos devem ser necessariamente complexos. E mesmo que a dança possa ser protegida por direitos autorais, nem sempre é claro quem detém esses direitos — o Escritório de Direitos Autorais dos EUA sugeriu que a dança de Ribeiro pode pertencer a várias pessoas, por exemplo. Quem nunca viu o próprio Will Smith dançando como ele na série?

O caso da Running Man é ainda mais complexo, porque outras duas pessoas reinvindicam a autoria dos movimentos. Eles teriam sido criados por um par de alunos do ensino médio chamados Kevin Vincent e Jerry Hall, que também apareceram no The Ellen Degeneres Show.

Continua após a publicidade

A tipificação do processo ainda fala de exploração de artistas negros, o que também não é uma novidade em Fortnite. Além do Running Man, das danças de 2 Milly e do BlocBoy JB, e da "Carlton dance" de Ribeiro, a Epic se apropriou de movimentos de Snoop Dogg, Will Smith, estrela de mídia social Marlon Webb e do ator Donald Faison. Mas um olhar mais atento revela que a empresa está longe de se concentrar exclusivamente em artistas negros, já que a dança "Gangnam Style", do rapper sul-coreano Psy, também aparece Fortnite, por exemplo.

Nos resta observar o andamento desses processos.

Fonte: The VergeFader