Emulador deixa jogos tradicionais de Nintendinho em 3D

Por Redação | 11.03.2016 às 10:33
photo_camera Evan Amos

O desenvolvedor vietnamita Trần Vũ Trúc criou um emulador bem diferente para Nintendinho. Como se já não bastasse o fato de sua criação funcionar direto de um navegador, ela também converte os jogos para um formato 3D. O 3DNES analisa a ROM do console da Nintendo enviada para o servidor e então deixa tudo com um visual bem diferente daquele a que você está acostumado.

O mais incrível é que o jogo não apenas aparece esticado, mas algumas áreas inclusive dão a impressão de terem sido retrabalhadas. Não fica claro o que o emulador faz de fato nem mesmo como tudo isso funciona, mas o resultado é surpreendente. Talvez pelo trabalho de adaptação não ser exatamente simples é que o 3DNES não apresenta suporte para qualquer jogo — na versão Beta, ele roda apenas alguns títulos, como Doctor Mario, Contra, Mega Man, Super Mario Bros. 3 e Zelda 2.

Do ponto de vista gráfico, os jogos não ficam um primor, pois apresentam manchas e falhas que somem e aparecem com recorrência e muitas vezes dificultam a compreensão do que se passa na tela. Porém, esteticamente falando, os resultados são bem interessantes. Se você ficou interessado, experimente com seus próprios olhos o 3DNES — ele funciona apenas no Firefox. Mas lembre-se que o aplicativo está em uma fase bem inicial de desenvolvimento, então é provável encontrar algumas falhas no caminho.