EA quer conquistar público inédito com modo história em Fifa 17

Por Leandro Souza | 13.07.2016 às 13:57
photo_camera Divulgação

Uma franquia com mais de 20 anos, a série Fifa Soccer se prepara para apresentar uma de suas maiores inovações desde que foi lançada em 1994. Fifa 17 terá um modo história dentro do jogo, onde contará a narrativa de um jogador de futebol em busca do estrelato. Segundo a Electronic Arts, a inclusão deste novo modo tem tudo para trazer novos jogadores para o game de futebol.

Quem aponta isso é o Gerente de Publishing da Electronic Arts na América Latina, que falou sobre o jogo em evento da produtora em São Paulo esta semana. Para o executivo, apesar de Fifa ter um público cativo e ser a franquia de maior venda de jogos no país, a inclusão de um modo história pode trazer uma audiência inédita.

"Isso é resultado de diversas pesquisas que fizemos nos últimos anos em todo mundo, isso sem contar que os avanços de novo geração nos videogames agora nos permitem contar uma história bastante interativa usando o universo Fifa", aponta o executivo.

Chamado de "A Jornada" o modo conta a história de Alex Hunter, um jovem prospecto em busca da fama e grandeza no Campeonato Inglês. Carregado de cenas cinematográficas e caminhos que podem mudar a história ao longo que ela é jogada, o modo é algo completamente novo em relação ao que a franquia apresentou na experiência de single player.

A mecânica das partidas em si não diferem muito das mecânicas de Fifas anteriores, mas a ambientação da história e as formas em que as decisões do personagem se refletem nas metas e resultados dos jogos são algo revigorando no cenário de games esportivos. Vale lembrar que a Electronic Arts não arriscava no uso de histórias em game de esporte desde Fight Night Champion, game de boxe lançado em 2011.

Para Harris, a expectativa é que o modo história traga um nível diferente de envolvimento para os jogadores, mesmo os que não são assíduos de Fifa, já que ao longo dos anos a série ganhou a fama de ser um game altamente competitivo e complicado para os não iniciados.

"É uma forma mais abrangente e interessante de aproximar a série de um novo público", finaliza o executivo da Electronic Arts.

Detalhes para o Brasil

Durante o evento, poucos detalhes sobre a versão nacional do game foram reveladas. Soube-se entretanto, que a narração em português, novamente sob os cuidados de Tiago Leifert e Caio Ribeiro, terá aperfeiçoamentos. Mais de 13 mil novas linhas de diálogo foram gravadas para o jogo, incluindo comentários individuais de diversos jogadores do game, assim como análises de tabela dos times durante campeonatos, por exemplo.

Por outro lado, a presença de times brasileiros no game ainda é uma incógnita. Harris afirmou que nenhum detalhe foi fechado sobre este assunto e que a empresa está trabalhando para resolver o licenciamento destes clubes.

"Em breve, teremos novas informações para divulgar sobre isso", desconversou o executivo.

Fifa 17 chega às lojas brasileiras em 29 de setembro, para Xbox 360, PS3, PC, Xbox One e PS4