Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Documento vazado reforça rumores sobre configurações do PS Neo

Por| 15 de Julho de 2016 às 15h20

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A Sonyjá confirmou que está desenvolvendo uma versão mais potente do PlayStation 4. Batizado de PlayStation Neo, o console ainda não tem data de lançamento, nem teve seu visual revelado, mas um novo documento indica como será a apresentação do aparelho e suas especificações técnicas.

Publicados pelo usuário Nibel no fórum NeoGAF, os slides reforçam os rumores dos últimos meses quanto às características de hardware do dispositivo. Isso inclui suporte para resolução Ultra HD, CPU Jaguar com 8 núcleos rodando a 2,1 GHz e GPU com 36 unidades de computação rodando a 911 MHz. Para efeito de comparação, o PS4 atual tem um processador de 8 núcleos a 1,6 GHz e GPU de 18 unidades operando a 800 MHz. Ambos os modelos usam os mesmos 8 GB de memória GDDR5, mas o Neo terá uma largura de banda maior: 218 GBs, contra 176 GB/s do console original.

Ainda falando sobre as configurações, o Neo terá como foco principal trazer melhorias gráficas aos conteúdos reproduzidos, como frame rate mais rápido e mais estável para os jogos do videogame. Contudo, a ideia não é trazer a maior resolução em todos os títulos: segundo o arquivo vazado, a Sony quer que os desenvolvedores façam com que seus jogos sejam executados na melhor qualidade possível, desde que não comprometa a experiência visual.

A empresa também incentiva os profissionais a experimentarem desenvolver seus produtos em resolução de 1080p, uma vez que, para a Sony, não haveria diferenciação suficiente para um jogo entre esta qualidade e 1440p nas telas de 4K. Mesmo assim, a companhia diz no arquivo que "é importante que o frame rate [dos jogos] no Neo seja igual ou superior à taxa de quadros do game no PS4 original".

Continua após a publicidade

Outra informação citada nos slides é algo que a fabricante japonesa deixou claro quando confirmou a existência do Neo: todos os jogos desenvolvidos para o console terão de ter uma versão para o PlayStation 4 atual. O que vai diferenciar uma da outra é que o jogo executado no Neo terá uma capacidade gráfica um pouco superior e uma taxa de quadros mais estável graças ao hardware atualizado.

A Sony também especificou no documento que o Neo é uma "versão high-end" do PlayStation 4 e que ambos vão coexistir no mercado. Novamente, o que vai distinguir uma plataforma da outra é o hardware, que é mais potente no Neo. De resto, ele continuará com as mesmas funções online na PSN, mesma PS Store e mesma experiência de uso de software.

Por fim, os slides podem dar uma dica de quando o Neo chegará às lojas. No trecho em que a empresa cita essas exigências mínimas para os jogos do console, a corporação diz que os títulos serão lançados a partir de outubro deste ano. É nesse mês que acontecerá o lançamento do dispositivo de realidade virtual PlayStation VR. Então, a Sony pode aproveitar o embalo e colocar o Neo à venda no mesmo período.

Continua após a publicidade

Caso as informações nesse documento estejam corretas, é provável que nos próximos meses saibamos os detalhes oficiais divulgados pela própria Sony.

Fonte: NeoGAF via WCCFTech