Diretor de "Shemnue 3" detalha como é a construção de suas histórias

Por Redação | 03.05.2017 às 10:49

Depois de um longo silêncio, eis que a Ys Net finalmente decidiu falar um pouco mais sobre o desenvolvimento de Shenmue 3. Anunciado na E3 2015 e lançado como uma bem-sucedida companha de arrecadação coletiva no Kickstarter, o game simplesmente sumiu dos noticiários e deixou muita gente preocupada com o estágio de seu desenvolvimento — principalmente quem já pagou pelo game —, mas parece que não há motivo para pânico. A aguardada sequência do clássico do Dreamcast ainda vive e agora temos os primeiros detalhes sobre sua história.

Só não se trata do enredo em si de Shenmue 3, mas de como a franquia construiu uma narrativa tão à frente de seu tempo a ponto de ser considerada um clássico mesmo quando tão poucas pessoas tiveram acesso a ela. Em um vídeo liberado pela produtora, o diretor Yu Suzuki comenta um pouco sobre o enredo e sobre aquilo que os fãs vão encontrar quando o título finalmente chegar ao PlayStation 4 e PC. De acordo com o criador da série, Shenmue sempre foi uma aventura sobre Kung-fu e sobre como alguém “brusco” como o personagem Ryo Hazaki conhece alguém como Shenhua Ling. “Não é um romance, mas eu queria mostrar um pouco de interação entre um rapaz e uma garota”, explica.

Assim, ele conta que o grande atrativo de suas narrativas sempre foi costurar diferentes temáticas em torno de uma única linha para atrair a atenção do público ao mesmo tempo em que torna aquele universo cada vez mais rico. Para isso, ele revela que a construção da história nasce exatamente da noção de que o videogame é uma plataforma multimídia e interativa, o que significa que áudio, aspectos visuais e da própria história são fundamentais para compor esse todo. E trabalhar com contrastes — uma cena agitada na sequência de um momento de tranquilidade ou mesmo uma paisagem mais clara após outra mais sombria — é o que ajuda tanto a criar movimento quanto o impacto dessa narrativa.

E, embora não tenha trazido nenhum detalhe significativo sobre os rumos do enredo de Shenmue 3, o vídeo liberado inicialmente para os apoiadores do game serve de alento em dois pontos importantes. Primeiro, é possível ver o game rodando rapidamente em algumas cenas, ao fundo. E, pelo pouco que era possível identificar o que estava sendo exibido, tudo realmente estava muito bonito e longe do visual datado que muita gente temia. O destaque, sobretudo, fica pela iluminação, que era algo que chamava a atenção sempre que aparecia na tela.

Porém, o mais importante é realmente a parte da narrativa. Mesmo sem entregar absolutamente nada sobre os eventos que serão mostrados no game, Yu Suzuki mostra por que o seu trabalho segue sendo cultuado depois de tanto tempo. O cuidado que ele possui em manter o jogador interessado em suas histórias e o modo como ele constrói os diversos clímax e costura diferentes temas é o que sempre atraiu os jogadores para Shenmue e parece que não será diferente desta vez.

Apesar de tudo isso, Shenmue 3 ainda não tem data de lançamento, mas já tem tudo para ser um sucesso. Prova disso é que ele chegou a entrar para o Livro dos Recordes exatamente por ser o crowdfunding que mais rápido alcançou sua meta: o jogo conseguiu US$ 2 milhões apenas nove horas após o seu anúncio. Ao todo, o projeto arrecadou US$ 6,5 milhões.

Via:

Gematsu (YouTube)