Publicidade

Desenvolvedores têm mais interesse no PlayStation 5 que no novo Xbox, diz estudo

Por| 27 de Janeiro de 2020 às 22h15

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

A Game Developers Conference (GDC) apresentou nesta semana o seu estudo anual Stage of the Gaming Industry. A pesquisa feita com desenvolvedores do mundo dos games revela que a maioria ainda está focada no PC, mas tem mais interesse em produzir para o PlayStation 5 que o até agora chamado Xbox Series X.

A GDC é um evento anual que reúne desenvolvedores de jogos do mundo todo em São Francisco. Junto disso, ela também realiza uma pesquisa com o meio para saber qual a percepção geral do mercado. Neste ano, houve resposta de 4.000 desenvolvedores.

Entre os questionamentos estão as plataformas para quais essas empresas e pessoas estão produzindo seus jogos atualmente. O relatório mostra que ainda há soberania para o PC, com 56% dos projetos, e plataformas mobile com 39% do total.

Já entre os consoles, o PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro têm a preferência, com 25% dos desenvolvedores fazendo games para plataforma, seguido de Xbox One (23%) e Switch (17%). Em relação à próxima geração, 11% já disseram estar trabalhando em um game para o PlayStation 5, sendo que 9% trabalham em algum lançamento para o Xbox Series X (Project Scarlett). A soma ultrapassa 100%, pois um mesmo game pode ser desenvolvido para mais de uma plataforma ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Além disso, a pesquisa também questionou sobre qual será o próximo meio para o qual os desenvolvedores pretendem fazer seus jogos. O PC também detém destaque, com 52% da preferência, seguido mais uma vez de smartphones e tablets, com 39%.

Para a nova geração, a maioria (23%) disse que deve projetar para o PlayStation 5, sendo que 17% escolhem o novo Xbox. Ainda, 19% farão para o Switch e 20% se mantêm produzindo para PlayStation 4 e Xbox One.

Continua após a publicidade

Cross-gen

Os desenvolvedores ainda não querem apostar somente na próxima geração. Do total, apenas 5% deles disseram que estão trabalhando em jogos que vão rodar somente em novas plataformas. Ainda, 22% vão se manter nesta geração, sendo que 34% farão um jogo que rode em ambos consoles.

Streaming

Continua após a publicidade

Um dos grandes assuntos do ano passado, os jogos por streaming ainda não devem ser abastecidos nos próximos anos. Segundo a pesquisa, apenas 3% estão trabalhando para xCloud da Microsoft, sendo que 6% estão no Stadia da Google. A previsão para os próximos anos é de aumento, mas singelo, com 6% para o xCloud e 8% para o Stadia.

Diversidade

O Stage of the Gaming Industry também levantou como as empresas estão lidando com temas relacionados à diversidade e inclusão. O levantamento procurou saber se houve preocupação no modo de contratação ou foco do estúdio em iniciativas do gênero.

Continua após a publicidade

Para 18%, isso passou a ser um assunto principal, para 14% houve alta preocupação sobre o tema. Contudo, a maioria, 28%, confirmou que não há interesse em esforços para inclusão e diversidade em suas empresas.

O trabalho completo está disponível no site da GDC. O evento deste ano acontece entre 16 e 20 de março, em São Francisco.

Fonte: GDC