Desenvolvedores também não estariam felizes com o novo PlayStation 4

Por Redação | 20 de Abril de 2016 às 11h30
Divulgação

O rumor de que a Sony pretende lançar uma versão atualizada do PlayStation 4 dividiu bastante a opinião de jogadores. De um lado, o PS4.5, apelidado de Neo, traria um hardware mais potente que permitiria um desempenho muito melhor. Do outro, o consumidor seria obrigado a comprar um novo aparelho para aproveitar tudo isso. E era óbvio que as reclamações logo iriam aparecer.

No entanto, a coisa vai um pouco além e os próprios desenvolvedores parecem não estar contentes com a mudança. De acordo com o jornalista Colin Moriarty, do Kinda Funny Games, uma fonte lhe garantiu que a maioria dos produtores estão insatisfeitos com a chegada do tal PS4.5. Assim como no caso dos consumidores, a má vontade diante do console está no bolso, já que a criação de títulos para esse novo hardware exigiria um custo extra de produção, além de alteração no planejamento e outros detalhes do tipo.

Isso significa que os estúdios já estão com o kit de desenvolvimento do Neo em mãos, mas não há qualquer outro detalhe sobre suas especificações além daquilo que já foi dito antes. Porém, as reclamações dos desenvolvedores mostram que a criação desses novos games já voltados para a plataforma atualizada é bem mais cara, provavelmente pelo tempo extra que os profissionais precisam se dedicar para melhorar os visuais de seus títulos.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Além disso, há outra grande questão que deve estar incomodando esse pessoal — e certamente vai deixar muito consumidor também ressabiado. Como o PS4.5 é mais potente e capaz de gerar gráficos melhores, os estúdios estão tendo de se desdobrar para lidar com o meio termo. Afinal, eles não podem lançar um game somente para um console recém-lançado e ignorar toda a gigantesca base de usuários. Assim, todo esse malabarismo está afetando diretamente o planejamento das equipes, o que deve estar causando esse mal-estar entre os desenvolvedores.

De qualquer forma, os rumores sobre o Neo apenas se intensificam e mostram que a sua chegada beira o inevitável. Assim, só nos resta esperar e, na pior das hipóteses, guardar dinheiro para comprá-lo. O anúncio do novo PlayStation 4 deve acontecer em junho, durante a apresentação da Sony na E3.

Fonte: Colin Moriarty (Twitter)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.