Demo do cancelado Silent Hills poderia funcionar no PS5, mas não vai

Demo do cancelado Silent Hills poderia funcionar no PS5, mas não vai

Por Felipe Demartini | 10 de Novembro de 2020 às 15h00
Divulgação/Konami

Este é mais um capítulo de uma história triste para os fãs de Silent Hill, com a notícia de que P.T., a demo do cancelado Silent Hills, não funcionará no PlayStation 5. O pior de tudo é que o novo console, que chega às lojas brasileiras na próxima semana, deveria funcionar no videogame de nova geração, mas essa compatibilidade foi, segundo a Sony, retirada a pedido da publicadora.

A empresa responsável pela solicitação não foi nomeada pela Sony, mas tudo aponta para a KONAMI, que é a dona da franquia Silent Hill. O chamado P.T., sigla de Playable Teaser (ou "teaser jogável" na tradução literal) foi lançado em agosto de 2014 durante a Gamescom daquele ano, como uma demonstração de um novo game de terror para o PS4. Quem chegava ao final, porém, descobria se tratar de um novo título da clássica série de horror, dirigido por Hideo Kojima em parceria com Guillermo del Toro e estrelando Norman Reedus.

Entretanto, o game acabou cancelado depois que o famoso designer rompeu com a empresa devido a diferenças criativas relacionadas a outro lançamento da época, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. A demonstração de Silent Hills permaneceu como uma lembrança do que o jogo poderia ter sido, até que a própria Konami solicitou sua remoção da rede online do PS4, com apenas os jogadores que não deletaram o jogo dos discos rígidos do console permanecendo com ele.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Chega, então, uma nova geração, sem que P.T. fosse listado pela Sony na lista de jogos declaradamente incompatíveis com o PlayStation 5. E na medida em que as primeiras unidades do console chegavam à imprensa especializada, veio a surpresa de que, por mais que não pudesse ser baixado, a transferência da demo de Silent Hills a partir de um PS4 funcionava, e permitia que o teaser fosse jogado no novo console.

O jornalista Michael McWhertor, do site Polygon, confirmou essa possibilidade durante seus testes com a plataforma, mas no final de semana, revelou que jogar a demo de Silent Hills no PlayStation 5 não era mais possível. No console que chegará às lojas nos próximos dias, P.T. será listado como um título exclusivo do PS4, e não mais poderá ser transferido para o novo console a partir da plataforma antiga, nem rodado caso você tenha feito isso antes da mudança.

De acordo com o repórter, não existiam problemas de desempenho e funcionamento com o game na plataforma, o que indica que a decisão de remover a demonstração pode ter sido comercial. A Sony não falou mais sobre o assunto, além de informar que a lista de incompatibilidade liberada anteriormente se refere especificamente a jogos completos, com demos e outras experiências podendo, também, apresentar falhas no PS5.

A Konami também não falou sobre o assunto e parece que, aos poucos, vai conseguindo seu propósito de fazer de conta que Silent Hills nunca existiu. Diferentes rumores apontam para o anúncio de um novo game da franquia para breve, com a vontade de esquecer o passado podendo (ou não) representar uma forma de seguir em frente.

Fonte: Polygon

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.