Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Demo do cancelado Silent Hills poderia funcionar no PS5, mas não vai

Por| 10 de Novembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Konami
Divulgação/Konami

Este é mais um capítulo de uma história triste para os fãs de Silent Hill, com a notícia de que P.T., a demo do cancelado Silent Hills, não funcionará no PlayStation 5. O pior de tudo é que o novo console, que chega às lojas brasileiras na próxima semana, deveria funcionar no videogame de nova geração, mas essa compatibilidade foi, segundo a Sony, retirada a pedido da publicadora.

A empresa responsável pela solicitação não foi nomeada pela Sony, mas tudo aponta para a KONAMI, que é a dona da franquia Silent Hill. O chamado P.T., sigla de Playable Teaser (ou "teaser jogável" na tradução literal) foi lançado em agosto de 2014 durante a Gamescom daquele ano, como uma demonstração de um novo game de terror para o PS4. Quem chegava ao final, porém, descobria se tratar de um novo título da clássica série de horror, dirigido por Hideo Kojima em parceria com Guillermo del Toro e estrelando Norman Reedus.

Entretanto, o game acabou cancelado depois que o famoso designer rompeu com a empresa devido a diferenças criativas relacionadas a outro lançamento da época, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. A demonstração de Silent Hills permaneceu como uma lembrança do que o jogo poderia ter sido, até que a própria Konami solicitou sua remoção da rede online do PS4, com apenas os jogadores que não deletaram o jogo dos discos rígidos do console permanecendo com ele.

Continua após a publicidade

Chega, então, uma nova geração, sem que P.T. fosse listado pela Sony na lista de jogos declaradamente incompatíveis com o PlayStation 5. E na medida em que as primeiras unidades do console chegavam à imprensa especializada, veio a surpresa de que, por mais que não pudesse ser baixado, a transferência da demo de Silent Hills a partir de um PS4 funcionava, e permitia que o teaser fosse jogado no novo console.

O jornalista Michael McWhertor, do site Polygon, confirmou essa possibilidade durante seus testes com a plataforma, mas no final de semana, revelou que jogar a demo de Silent Hills no PlayStation 5 não era mais possível. No console que chegará às lojas nos próximos dias, P.T. será listado como um título exclusivo do PS4, e não mais poderá ser transferido para o novo console a partir da plataforma antiga, nem rodado caso você tenha feito isso antes da mudança.

De acordo com o repórter, não existiam problemas de desempenho e funcionamento com o game na plataforma, o que indica que a decisão de remover a demonstração pode ter sido comercial. A Sony não falou mais sobre o assunto, além de informar que a lista de incompatibilidade liberada anteriormente se refere especificamente a jogos completos, com demos e outras experiências podendo, também, apresentar falhas no PS5.

Continua após a publicidade

A Konami também não falou sobre o assunto e parece que, aos poucos, vai conseguindo seu propósito de fazer de conta que Silent Hills nunca existiu. Diferentes rumores apontam para o anúncio de um novo game da franquia para breve, com a vontade de esquecer o passado podendo (ou não) representar uma forma de seguir em frente.

Fonte: Polygon