De Star Fox a novo Mario, Nintendo Direct traz novidades para Wii U e 3DS

Por Redação | 04 de Março de 2016 às 10h06

A Nintendo é aquela empresa que sempre gosta de surpreender. Embora muita gente prefira atacar a companhia e dizer que ela está numa pior, sobretudo por conta das baixas vendas do Wii U, a empresa segue trazendo muitas novidades. E, no Nintendo Direct transmitido na noite desta quinta-feira (3), ela mostrou que está bem longe de ter abandonado seu público. Mesmo com seu próximo console prestes a ser anunciado, a Casa do Mario trouxe muitas novidades tanto para Wii U quanto para o velho 3DS.

A começar pelo tão comentado Star Fox Zero, o retorno da famosa franquia e que finalmente teve uma data de lançamento definida após o último adiamento. O jogo chega no próximo dia 22 de abril com muitas melhorias em relação àquilo que foi mostrado anteriormente. Ele ficou mais bonito e provou que o período extra de desenvolvimento fez muito bem ao título, além de receber novos modos e suporte a amiibos.

Além disso, quem comprar a edição física do jogo receberá um segundo game da série, chamado Star Fox Guard, antes chamado apenas de Project Guard. Trata-se de um spin-off da série em que o jogador precisa proteger a base dos heróis de uma série de invasões. Como um bom Tower Defense, é preciso instalar câmeras e construir diferentes unidades para impedir esse avanço. O título também estará disponível para venda no eShop.

Bem-vindo ao Rio

Como era de se esperar, a Nintendo aproveitou o Direct da quinta-feira para falar um pouco mais sobre Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, o novo jogo da série esportiva que traz os icônicos mascotes dos anos 90 para competirem nos jogos Olímpicos. E a vinda dos personagens ao Rio de Janeiro trouxe uma animação bem divertida e novos modos. A partir de agora, os jogadores contarão com esportes como rugby e ginástica artística, duas modalidades inéditas na franquia.

No Wii U, o título chega no dia 24 de junho.

Mario de papel

Ainda falando do encanador bigodudo, ele retorna ao Wii U em Paper Mario: Color Splash, uma nova aventura. Desta vez, ele luta pelas cores. Na história, um reino está sendo descolorido e cabe ao herói evitar que isso aconteça. Para ajudar nessa missão, ele contará com novas habilidades e todo o humor que acompanha a série de papel.

O título chega ao Wii U no final deste ano.

O retorno de um crossover

Lembra-se de Fire Emblem X Shin Megami Tensei? O crossover mostrado pela Nintendo estava desaparecido já há algum tempo e muita gente já tinha dado o projeto como cancelado, mas a empresa revelou que ele não apenas está vivo como ganhou um novo nome e diretrizes completamente diferentes. Batizado de Tokyo Mirage Sessions #FE, o RPG se afastou da ideia de ser apenas um encontro de duas séries para virar algo inédito.

Com lançamento para o Wii U no dia 24 de junho, o game traz muitos elementos de Fire Emblem, mas um estilo bem mais moderno e pop. Tanto que muito do que foi mostrado coloca os personagens no meio de shows de uma cantora pop japonesa, o que mostra que a abordagem dada deve seguir por esse caminho mais inusitado. Apesar de termos muito desse “realismo”, o jogo carrega todos os clichês do gênero, como espadas, magias e transformações.

Ainda assim, uma mudança bem curiosa de um crossover muito esperado. Vale a pena ficar de olho.

Rinha de Pokémon

Já para quem se cansou de ver os Pokémon se enfrentando em turnos, a Nintendo mostrou um pouco mais de Pokkén Tournament, o novo game estrelado por Pikachu e que finalmente leva a série para o mundo das lutas. Durante o Direct, a empresa revelou um pouco do sistema de combate e das habilidades de cada personagem — incluindo suas evoluções e golpes únicos.

Como o jogo chega ao Wii U já no próximo dia 18 de março, ele serviu para conquistar novos jogadores do que para apresentar grandes novidades.

Caçadores da arca perdida

Outro game que voltou das tumbas — com o perdão do trocadilho — foi o antigo Project Treasure. Anunciado como um título free-to-play da Bandai Namco, o jogo ganhou um nome definitivo, um conceito e até uma data de lançamento. A partir de agora, ele se chama Lost Reavers e é focado na exploração de sarcófagos para coletar tesouros perdidos. É mais ou menos como seria se Indiana Jones fosse japonês e lutasse contra zumbis.

A boa notícia é que ele continua gratuito e chega ao Wii U já no dia 28 de abril. E, duas semanas antes, os jogadores poderão conferir um pouco do projeto a partir da Beta aberta.

O 3DS segue vivo

Já para quem acha que o portátil está com seus dias contados, a Nintendo mostrou que o 3DS ainda tem muito a oferecer. Tanto que apresentou diversos títulos inéditos, além de outras novidades bem interessantes para quem já possui ou pensa em adquirir o aparelho.

A começar pelos anúncios. A franquia Monster Hunter vai ganhar um novo título, batizado de Generations. Trata-se do mesmo Monster Hunter X lançado no Japão e traz várias novidades para os caçadores de monstros, seja a adição de criaturas e armas inéditas, a conexão com MH 4 Ultimate no Wii U ou a possibilidade de obter armaduras exclusivas inspiradas em Fire Emblem.

Para os fãs de Zelda, a chegada de Hyrule Warriors: Legends no próximo dia 25 de março vem acompanhada de algumas surpresas. Além da versão feminina de Link mostrada anteriormente, o jogo contará com outras personagens que não estão disponíveis na versão para Wii U, como Medli, de The Wind Waker. Além disso, foi revelado que o jogo contará com um Season Pass que garantirá acesso às próximas DLCs.

Quem também retorna ao portátil é Kirby. A bolota rosa vai protagonizar uma nova aventura, batizada de Planet Robobot, no qual o herói deve se aproveitar de uma série de robôs gigantes para salvar o seu mundo. E a novidade fica por conta do uso dos amiibos, que darão habilidades especiais para o protagonista em sua missão. O lançamento está programado para o dia 10 de junho.

A Nintendo ainda mostrou um pouco de Dragon Quest VII: Fragments of the Forgotten Past, o remake do popular RPG. Ele foi totalmente refeito e deve agradar aos fãs do gênero. Outra investida para quem gosta do estilo é Fire Emblem Fates: Revelation, que vem para dar continuidade aos jogos lançados no início do mês passado. Para finalizar a rodada de RPGs, a vinda de Bravely Second: End Layer para o Ocidente foi confirmada para o dia 15 de abril, com direito a uma demonstração independente e que serve de prólogo para a campanha principal.

Como nem tudo é alegria, a empresa dedicou um bom tempo de sua apresentação a Metroid Prime: Federation Force. O título foi mostrado no ano passado, mas foi muito criticado por ser um Metroid que não parece Metroid. E nem mesmo a tentativa de mostrar que ele está ligado à série parece ter funcionado, já que o último trailer segue mostrando um projeto estranho, feio e bastante apático.

Por fim, dois projetos menores foram revelados. De um lado, Azure Striker Gunvolt 2 dá continuidade ao herdeiro espiritual de Mega Man Zero e traz um novo protagonista e habilidade exclusivas — além de, é claro, uma nova lista de fases e inimigos. Do outro, o estranho Pocket Card Jockey mistura Paciência, corrida de cavalo e técnicas de reprodução de equinos. E tudo isso saído da mesma mente que criou Pokémon.

Super Nintendo no 3DS

Para finalizar o que foi o Nintendo Direct desta quinta-feira, a empresa anunciou que o New Nintendo 3DS vai receber alguns jogos do Super Nintendo pelo Virtual Console. E a grande novidade está no fato de que eles virão com a tecnologia Perfect Pixel, que permite o uso da resolução original.

Os primeiros títulos a chegarem ao portátil foram Super Mario World, F-Zero e Pilotwings. No próximo dia 24, é a vez de Donkey Kong Country, Super Mario Kart e EarthBound, seguidos de The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid e Donkey Kong Country 2: Diddy’s Quest.