Cyberpunk 2077 terá sincronia labial também em português brasileiro

Cyberpunk 2077 terá sincronia labial também em português brasileiro

Por Wagner Wakka | 21 de Outubro de 2020 às 19h00
Reprodução/YouTube

Cyberpunk 2077 terá um sistema de sincronia labial (também chamado de lip-sync) em 10 diferentes línguas, incluindo o português brasileiro. A informação veio de um vídeo técnico da companhia Jali, a qual desenvolveu uma tecnologia que permite isso.

A empresa é especializada em “gerar fala com alta fidelidade de expressão” em várias línguas. Em um vídeo de explicação da tecnologia, os desenvolvedores contam que isso é possível em função de um sistema automatizado que cria as 10 línguas. Ou seja, os designers de personagens não precisaram criar os movimentos para todas as falas e sincronias labiais de Cyberpunk 2077.

O sistema leva em consideração seis diferentes fatores: a sincronia labial em si, o estilo de fala, os movimentos oculares e piscadas, paralinguagem (expressões de sobrancelha e cenho), nível de emoção, além de movimento do rosto e pescoço.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Junto a isso, a companhia usou um dicionário próprio de grafema para fonema (G2P, na sigla em inglês). Ou seja, a transposição de como se escreve para o modo são falados cada sons em diferentes línguas. Assim, os personagens conseguem ainda dar tonalidades e prever palavras que não estão dentro de dicionários.

Isso é necessário para expressão e sincronia labial até mesmo para os termos usados somente dentro do jogo, como nomes que não existem “na vida real”.

A possibilidade de sincronismo labial para várias línguas ajuda a se ter um jogo mais imersivo independente do idioma escolhido. Geralmente, os estúdios escolhem apenas um idioma (o inglês) para fazer o lip-sync exatamente pela dificuldade de animação. Nos outros, há aquele sentimento de filme dublado foram da sincronia.

Cyberpunk 2077 está agendado para lançamento em 19 de novembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC Windows e Google Stadia. Contudo, os pacotes de otimização para a próxima geração só chegam em 2021. A CD Projekt Red, que desenvolve o jogo, já informou que a produção chegou em "estágio de gold", ou que significa que ele está pronto para lançamento. Ou seja, sem mais atrasos.

Fonte: Jali (via YouTube)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.