Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cyberpunk 2077 terá sincronia labial também em português brasileiro

Por| 21 de Outubro de 2020 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

Cyberpunk 2077 terá um sistema de sincronia labial (também chamado de lip-sync) em 10 diferentes línguas, incluindo o português brasileiro. A informação veio de um vídeo técnico da companhia Jali, a qual desenvolveu uma tecnologia que permite isso.

A empresa é especializada em “gerar fala com alta fidelidade de expressão” em várias línguas. Em um vídeo de explicação da tecnologia, os desenvolvedores contam que isso é possível em função de um sistema automatizado que cria as 10 línguas. Ou seja, os designers de personagens não precisaram criar os movimentos para todas as falas e sincronias labiais de Cyberpunk 2077.

O sistema leva em consideração seis diferentes fatores: a sincronia labial em si, o estilo de fala, os movimentos oculares e piscadas, paralinguagem (expressões de sobrancelha e cenho), nível de emoção, além de movimento do rosto e pescoço.

Continua após a publicidade

Junto a isso, a companhia usou um dicionário próprio de grafema para fonema (G2P, na sigla em inglês). Ou seja, a transposição de como se escreve para o modo são falados cada sons em diferentes línguas. Assim, os personagens conseguem ainda dar tonalidades e prever palavras que não estão dentro de dicionários.

Isso é necessário para expressão e sincronia labial até mesmo para os termos usados somente dentro do jogo, como nomes que não existem “na vida real”.

A possibilidade de sincronismo labial para várias línguas ajuda a se ter um jogo mais imersivo independente do idioma escolhido. Geralmente, os estúdios escolhem apenas um idioma (o inglês) para fazer o lip-sync exatamente pela dificuldade de animação. Nos outros, há aquele sentimento de filme dublado foram da sincronia.

Continua após a publicidade

Cyberpunk 2077 está agendado para lançamento em 19 de novembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC Windows e Google Stadia. Contudo, os pacotes de otimização para a próxima geração só chegam em 2021. A CD Projekt Red, que desenvolve o jogo, já informou que a produção chegou em "estágio de gold", ou que significa que ele está pronto para lançamento. Ou seja, sem mais atrasos.

Fonte: Jali (via YouTube)