Consumo de dados de Pokémon GO é de apenas 20 MB por hora

Por Redação | 04.08.2016 às 11:54
photo_camera Divulgação

Apesar de todo o entusiasmo em torno de Pokémon GO, o lançamento nacional do game veio acompanhado também de muita preocupação. É sabido que o aplicativo consome uma quantidade colossal de bateria durante seu uso, o que fez muita gente suspeitar que o mesmo aconteceria com o uso do pacote de dados. Porém, contrariando as previsões mais pessimistas, o jogo não é o terror do seu 3G ou 4G.

Como aponta o site UOL Jogos, o aplicativo é otimizado para não gastar mais do que deveria do seu plano, o que significa que você pode continuar caçando seus monstrinhos sem medo de que sua operadora corte sua internet a qualquer momento. O consumo médio é de apenas 10 MB para cada meia hora de exploração com o app aberto em seu smartphone — ou seja, muito menos do que receber aquela imagem no grupo da família no WhatsApp ou abrir o YouTube para assistir a um vídeo de dois ou três minutos.

Na verdade, caçar Pokémon acaba sendo mais econômico até mesmo do que ouvir música por serviços de streaming. Com base na calculadora de consumo disponibilizada pela operadora norte-americana AT&T, meia hora de Spotify consome três vezes mais dados do que o mesmo período de Pokémon GO — ou seja, 30 MB. Isso significa que, se você passar duas horas seguidas em busca de monstrinhos, vai gastar somente 40 MB de sua franquia mensal.

Pokémon Go

É mais econômico procurar um Pokémon do que ver um vídeo no YouTube

Ainda assim, isso não impediu que, pelo menos nos Estados Unidos, o aplicativo fosse o campeão na lista de serviços que mais geraram tráfego durante o mês de julho, conforme anunciado pela operadora Verizon. Todavia, essa estatística é muito mais baseada no número de pessoas jogando o game do que no consumo real dele. Tanto que a empresa revelou que Pokémon GO foi responsável por somente 1% do consumo de sua rede.

Mesmo assim, é sempre bom economizar. Sempre que entrar em uma área com Wi-Fi, não pense duas vezes antes de conectar-se a ela. Além disso, aproveite ambientes compartilhados para conhecer outros treinadores e trocar algumas dicas — afinal, parte da graça do título está exatamente nessa interação.

Via: UOL Jogos