Conheça a Fig, uma nova plataforma de financiamento coletivo voltada para jogos

Por Redação | 20 de Agosto de 2015 às 09h19
photo_camera Foto: Reprodução/Victor Teixeira

Uma nova plataforma de crowdfunding promete reinventar a forma de obter contribuições para jogos. Idealizada e comandada por Justin Bailey, ex-COO do estúdio Double Fine, a Fig já possui um time com grandes nomes da indústria, como Tim Schafer (Broken Age e Grim Fandango), Fergus Urquhart (Pillars of Eternity e Fallout: New Vegas), da Obsidian Entertainment, e Brian Fargo (Wasteland 2), do time da inXile.

Os membros da equipe do Fig têm algo em comum: todos eles foram bem-sucedidos em suas respectivas campanhas de arrecadação no Kickstarter, outra renomada plataforma de financiamento coletivo. Em entrevista ao site GamesIndustry, Bailey afirmou que pretende "aliar os benefícios dos idealizadores de jogos com o interesse dos investidores e contribuidores" justamente para que seja atraente apoiar os produtores em qualquer fase de desenvolvimento do produto.

Diferentemente do Kickstarter, o Fig será focado unicamente em materiais relacionados a games. Embora haja apenas um projeto disponível na plataforma no momento, os responsáveis deverão aprovar a cada mês um título desenvolvido por um estúdio já conhecido e outro lançamento independente. Um dos aspectos mais interessantes do Fig é que, além de ser vantajoso para o desenvolvedor, o chamado "investidor qualificado" poderá contribuir com uma quantia elevada para ficar com uma parcela das receitas do jogo quando ele for disponibilizado oficialmente.

O primeiro projeto do Fig é Outer Wilds, da Mobius Digital, um jogo de aventura em primeira pessoa que ganhou o prêmio de melhor game independente de 2015, porém ainda não foi finalizado. O valor estabelecido para que o projeto seja concluído é de US$ 125 mil, sendo que, quem desembolsar mais de US$ 1 mil, também poderá lucrar com o game com base no número de cópias vendidas.

Via: TechCrunch, Fig