Como jogar seus games preferidos da infância online e de graça

Por Redação

Sente falta de jogos clássicos como Final Fantasy VII, Resident Evil, Sonic the Hedgehog, Super Mario World, ou, indo mais longe, Prince of Persia, Alley Cat e Wolfenstein 3D? Pois saiba que é possível matar a saudade desses e de diversos outros títulos que fizeram nossa infância mais divertida nos anos 80 e 90 sem precisar instalar emuladores e outros softwares em seu computador.

Fizemos uma lista com alguns sites que disponibilizam centenas, ou milhares, de games antigos para jogar online, direto do navegador. E o melhor: tudo gratuitamente!

Playstation

O PlayStation foi o primeiro console da Sony e surgiu em meados da década de 1990, popularizando o uso dos memory cards e oferecendo gráficos, até então, considerados incríveis. O console vendeu mais de 100 milhões de unidades até o cancelamento de sua produção, em 2006, ocupando o segundo lugar no ranking de consoles de mesa mais vendidos no mundo.

PlayStation 1

Títulos como Silent Hill, Tomb Raider, Medal of Honor, Tekken, Final Fantasy e Metal Gear Solid garantiram o sucesso do console, que trouxe um joystick com design ergonômico bastante inovador para a época.

O site Online Console, em inglês, oferece a coleção completa de jogos do primeiro PlayStation para jogar pela web. Basta ter o Java instalado na máquina, adicionar o site em sua lista de execuções e ser feliz!

Outra opção fica por conta do Game Oldies, que também disponibiliza um extenso catálogo de jogos do Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, entre outros.

Super Nintendo

E o que falar do Super Nintendo, o segundo console de videogame da Nintendo que fez a cabeça de uma geração de pequenos gamers no início da década de 90? O console de 16 bits apresentava gráficos avançados em comparação com outros consoles existentes no final da década de 80 e esteve no topo das vendas não somente por conta de sua jogabilidade, mas também graças ao sucesso de títulos como Super Mario World, SimCity, Donkey Kong Country, Super Metroid, The Legend of Zelda e Super Street Fighter II.

Super Nintendo

Esses e outros saudosos games do queridinho da Nintendo também estão disponíveis para jogar online no site Let's Play SNES, que utiliza Flash para carregar os jogos. São 1.861 opções no total e o site permite salvar o jogo em andamento para ser continuado depois do ponto em que você parou.

Mega Drive

Concorrente direto do Super Nintendo, o Mega Drive foi lançado um pouco antes, em 1988, chegando oficialmente ao Brasil em 1990. Seu grande diferencial era o joystick com design curvado que tornava possível jogar por horas e horas sem cansar (muito) as mãos. Muitos dos gamers mais saudosistas ainda consideram o controle do Mega Drive um dos melhores já desenvolvidos.

Mega Drive

O console deu continuidade ao sucesso do Master System no Brasil, onde ainda é fabricado pela TecToy, distribuidora oficial da Sega no país. Os dois consoles chegaram a conquistar, juntos, 75% do mercado brasileiro de videogames na época.

Dentre os jogos de maior sucesso, a série Sonic the Hedgehog foi a líder absoluta de popularidade, junto com nomes como Streets of Rage, Duke Nuken 3D, Mortal Kombat, Super Monaco GP, Battletoads, Ecco the Dolphin e FIFA Soccer. Esses títulos fazem parte do catálogo de 1185 jogos de Mega Drive disponíveis para jogar online pelo site SSega, que também funciona com Flash Player.

MS-DOS

Agora, se o seu negócio era mesmo se divertir com os jogos mais clássicos do MS-DOS nos anos 80 e início dos 90, o site Internet Archive oferece 2.400 títulos da época para serem jogados online gratuitamente pelo navegador.

IBM PC MS-DOS

O jogador pode decidir jogar pelo teclado e mouse ou configurar um joystick e escolher matar a saudade de jogos como Prince of Persia, SimCity, Aladdin, Duke Nukem, Alley Cat, Digger, Wolfenstein 3D, Doom e Stunts, além dos clássicos dos clássicos Pac-Man, Pitfall e Tetris.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.