Como funciona o sistema de Pokémon Appraisal em Pokémon GO

Por Durval Ramos | 24.08.2016 às 15:33

A mais recente atualização de Pokémon GO trouxe à tona uma mecânica que pouca gente sabia da existência: o IV. A partir do Pokémon Appraisal, um novo recurso adicionado na última versão do aplicativo, os jogadores podem pedir para que os líderes de cada equipe avaliem seus monstrinhos para saber se eles serão ou não úteis durante as batalhas. Mas o que isso significa na prática?

Como você já deve ter percebido, os Combat Points (CP) não são a única variável existente que vai definir se seu Pokémon é forte ou não. Esse número ajuda, é verdade, mas ele acaba sendo muito mais apenas um indicativo do que o que vai definir a sua força. Os verdadeiros atributos são ocultos e você só consegue descobri-los a partir de alguns cálculos ou, a partir de agora, com o auxílio do líder de seu time.

O único problema é que, apesar de servir como um excelente norte, a avaliação do Pokémon Appraisal segue sendo bastante vaga. Ele traz algumas frases genéricas que realmente ajudam a saber se o monstrinho é mais forte ou mais fraco, mas nada muito claro. Além do mais, cada equipe possui seu próprio ranking de elogios e críticas, o que pode confundir ainda mais os jogadores que não estão acostumados a essas mecânicas.

pokémon GO

Por isso, para ajudá-lo a conhecer melhor seu time e a tirar o melhor de cada membro da sua equipe, vamos destrinchar tudo o que o Pokémon Appraisal tem a lhe dizer.

O que é IV?

Antes de começarmos, porém, é preciso saber o que é o dito IV. Em linhas gerais, trata-se da tendência natural que cada criatura tem de evoluir um ou outro atributo — ou seja, seus valores individuais, ou Individual Values, em inglês. Trazendo para o mundo real, imagine uma ninhada de cachorros: alguns deles serão mais rápidos, outros mais fortes e alguns mais resistentes. Pois a lógica é exatamente essa dentro do universo Pokémon.

E, assim como acontece à nossa volta, você não consegue saber se o seu monstrinho vai ser bom nisso ou naquilo apenas olhando. É preciso se debruçar sobre algumas características para ter certeza se o seu IV é competitivo o bastante. Alguns jogadores já perceberam a existência dessa mecânica e criaram calculadoras que mostram a tendência que seu Pokémon tem para evoluir, como é o caso da Poké Assistant.

A partir dos dados de CP, HP e de consumo de Stardust, ela indica o nível em que seu Pokémon está e se o seu IV é bom ou não. A princípio, ele mostra uma estimativa que pode ser bem genérica. Para conseguir um resultado mais apurado, é preciso evoluir mais seu Pokémon. Quanto mais completa estiver a barra sobre ele, mais preciso será o valor apresentado. O ideal é que esse número se aproxime de 100 para que você tenha um Pokémon perfeito. Uma dica importante é guardar os Pokémon que nascem de ovos, pois eles quase sempre têm IVs melhores do que os selvagens.

Pokémon GO IV

Na calculadora, quanto mais completa a barra, mais precisos serão os resultados sobre seu IV

Porém, nem todo mundo tem paciência de ir para um site e ficar colocando dados para cada monstrinho da sua coleção. E é por isso que o Pokémon Appraisal se torna tão útil.

Entendendo o recado

Como dito, cada líder de equipe vai fazer uma avaliação de seu Pokémon para saber se ele é bom o suficiente para o combate. O problema é que, ao contrário das calculadoras, que mostram os valores de maneira clara e objetiva, as falas de Blanche, Spark e Candela são um tanto quanto vagas. Você não sabe de quanto é o IV de seu Pokémon, tendo apenas uma noção se ele está ou não apto para brigar.

Mas isso não quer dizer que não seja possível ter uma ideia. Cada frase dita por esses líderes corresponde a uma faixa de IV. Assim, se ela elogiar seu Pokémon, é porque ele tem um alto potencial combatente, enquanto o desdém pode significar que talvez seja a hora de transformá-lo em doce. É algo lógico, mas que fica ainda mais fácil quando trabalhamos com valores.

Por isso, confira abaixo as frases possíveis de cada equipe e o que isso quer dizer em termos de IV. Lembre-se: quanto mais perto de 100%, melhor.

pokémon GO IV
Clique na imagem para ampliar (Imagem: Canaltech)

O melhor de cada um

Além disso, o líder vai comentar sobre um atributo específico, seja ataque, defesa ou HP. Na prática, pode parecer apenas uma conversa qualquer, mas que também ajuda a determinar a natureza de seu Pokémon. Enquanto a primeira frase fala sobre o IV de maneira mais geral, esse segundo comentário vai indicar qual o verdadeiro ponto forte de seu monstrinho. E, mais uma vez, vai ser uma frase que vai determinar se ele está acima ou abaixo da média.

Vale destacar aqui que essa característica deve ser levada em conta como uma espécie de análise secundária na hora de montar seu time. Se você já viu que o IV de seu Pokémon é bom, isso significa que ele vai ser um bom lutador de uma forma ou de outra. Assim, descobrir qual seu melhor atributo serve para ajudá-lo a montar uma estratégia. Digamos que você quer encontrar o Snorlax perfeito para ser colocado para proteger seus ginásios. Então o ideal é procurar um monstrinho dorminhoco que tenha uma boa defesa ou um bom HP. Porém, se a ideia é ter aquele Pokémon que vai ser a sua lança na hora de penetrar nos ginásios inimigos, um bom ataque pode ser a solução.

Isso não substitui o IV, mas o complementa.

Pokémon GO IV
Clique na imagem para ampliar (Imagem: Canaltech)

Dito tudo isso, você já pode começar a montar melhor o seu time. É claro que isso não deve ditar sua experiência de jogo e nem fazê-lo ficar louco atrás dos melhores pontos. Lembrando que esta é apenas uma ferramenta para ajudá-lo a melhorar mais e mais seus Pokémon. Porém, nada impede que você tenha um monstrinho mal avaliado se você gostar dele. Afinal, o importante é a diversão.