Como ativar a verificação em duas etapas no PlayStation 4

Por Durval Ramos | 26 de Agosto de 2016 às 13h55

Não é só com seu e-mail ou conta no Facebook que você precisa ficar atento a possíveis invasões. Seu console também precisa ficar muito bem protegido, afinal, é na sua conta que você armazena todos os seus jogos e, em alguns casos, até mesmo algumas informações confidenciais, como dados financeiros. Já imaginou se alguém rouba sua conta na PSN e você simplesmente perde todos os games que comprou ao longo dos anos?

Todo mundo se lembra do grande ataque que a Sony sofreu em 2011, que deixou a PSN fora do ar por meses e expôs milhões de senhas de usuários. Desde então, a empresa vem investindo pesado em métodos de segurança para impedir que novos vazamentos e invasões a contas aconteçam. E a medida mais recente tomada pela companhia foi a adoção de um sistema de verificação de duas etapas, o que garante mais segurança na hora de entrar na sua conta.

Trata-se do mesmo modelo adotado em outros serviços, como o próprio Google, no qual um código é enviado para seu smartphone e que somente ele vai garantir o acesso ao seu perfil. Assim, por mais que alguém consiga roubar a sua senha, ele não vai conseguir logar em seu perfil sem ter acesso ao seu celular, o que pode evitar grandes dores de cabeça. Porém, você sabe como fazer isso?

PlayStation 4

Novo sistema garante proteção extra à sua conta, evitando possíveis invasões

A novidade foi adicionada ao PlayStation 4 no fim desta semana e sem muito alarme, mesmo sendo uma função muito útil. Para ajudá-lo na tarefa de evitar possíveis contratempos, decidimos mostrar como fazer as configurações necessárias.

Passo 1

No menu principal do console, vá até a opção Configurações, localizada na parte final do carrossel principal.

PS4 verificação

Passo 2

Na nova tela, selecione o item PlayStation Network/Gerenciamento de Conta. É nesta área que você pode fazer a ativação de seu console principal, restaurar licenças e, o mais importante neste momento, definir alguns parâmetros de segurança.

PS4 verificação

Passo 3

Selecione a opção Informações de Conta para ser redirecionado para uma nova tela. Dentro dessa área, você vai encontrar vários detalhes sobre o seu perfil, desde endereços cadastrados, informações financeiras e dados pessoais. Em outras palavras, é tudo aquilo que você precisa proteger.

PS4 verificação

Passo 4

Não estranhe caso essa tela seja mostrada em outro idioma. Ao contrário das outras áreas, que se baseiam na língua do console, essa parte acompanha o idioma da sua conta. Assim, se o seu perfil é americano, todo o conteúdo será mostrado em inglês. Se for o caso, selecione a opção Security — ou Segurança se estiver tudo em português.

PS4 verificação

Passo 5

Ao entrar em Segurança, vai ser solicitado para que você insira sua senha. Faça isso e você verá que a opção “Verificação em duas etapas” (ou “2-Step Verification” em inglês) vai aparecer como inativa. Selecione o item para que uma breve explicação sobre seu funcionamento seja exibida. Clique em Configurar Agora/Set Up para continuar.

PS4 verificação

Passo 6

Chegou a hora de colocar seu número de telefone. Selecione o Brasil como país (o código é o +55, caso não tenha paciência para procurar entre as bandeiras) e insira o número junto com o DDD de sua região. Caso o telefone seja considerado válido, ele vai trazer um pequeno marcado do lado da caixa. Selecione então a opção Adicionar.

PS4 verificação

Passo 7

Para ter certeza de que você não cometeu nenhum erro, o sistema vai enviar um código alfanumérico para seu número antes de fazer com que as mudanças passem a valer. Assim, no campo destinado, insira as informações enviadas por SMS e clique em Ativar.

PS4 verificação

Passo 8

Pronto! Com isso, você vai receber uma nova mensagem em seu celular informando sobre o novo método de login. Além disso, no console, há a opção de finalizar a sessão em todos os seus outros dispositivos, o que garante mais proteção para o caso de alguém já ter acesso à sua conta. Se for o caso, deixe a caixa sinalizada e clique Ok. Se não quiser fazer isso, basta desmarcar e confirmar.

PS4 verificação

Perdi o celular, e agora?

Caso você perca seu celular ou simplesmente não tenha acesso a ele em determinado momento e precise entrar em sua conta, é possível utilizar os códigos de backup. Dentro da área de Segurança — no mesmo lugar onde você ativou a verificação —, uma nova opção passa a ser exibida. Em Códigos de Backup, você terá acesso a 10 códigos que funcionam como chaves-mestres, ou seja, sempre vão funcionar durante o login. No entanto, cada um deles funciona uma única vez.

PS4 verificação

Portanto, anote e guarde bem apenas para emergências.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.