Com transmissão de jogos para PCs, nova atualização do PS4 chega amanhã

Por Redação | 05 de Abril de 2016 às 08h54

A aguardada atualização do PlayStation 4 que integra o console ao PC já tem data para chegar. A Sony acaba de anunciar que a versão 3.50 do sistema, batizada de Musashi, será lançada nesta quarta-feira (06) e trará a esperada função Remote Play também para PCs e Macs, de maneira semelhante ao que o Xbox One já faz com o Windows 10.

Anunciado no último mês de março, o update chamou a atenção de todo mundo por finalmente permitir que os jogadores acessem o sistema do PS4 da tela do PC. Embora a Musashi tenha passado as últimas semanas em fase de testes, nem mesmo os participantes da Beta puderam conferir a novidade, que vai estrear somente nesta semana.

Porém, nem todos os computadores poderão aproveitar a função Remote Play. De acordo com a Sony, somente computadores com Windows 8.1 ou Windows 10 vão poder aproveitar a novidade, assim como usuários do OS X 10.10 e OS X 10.11. Além disso, será preciso baixar um programa dedicado ao recurso para permitir que o PC seja capaz de reconhecer o videogame. O instalador estará disponível para download no site da Sony após a liberação da atualização.

PS4 3.50

Já para os amantes das resoluções absurdas dos jogos de PC, uma má notícia. Ainda que a possibilidade de jogar Bloodborne, The Last of Us e outros exclusivos do PS4 no computador esteja prestes a acontecer, não espere nenhuma qualidade absurda. Segundo a Sony, o Remote Play contará com apenas três opções de resolução: 360p, 540p (definida como padrão) e 720p. Isso significa que, no máximo, você vai conferir o game em HD. A taxa de quadros por segundo também vai ser limitada. O modo básico vai rodar em 30 fps, embora seja possível elevar isso para 60 fps.

Desse modo, os jogadores podem personalizar a qualidade da transmissão de acordo com a sua conexão com a internet. Como o streaming é feito a partir da rede local, a velocidade da banda vai definir o quanto vai ser possível transmitir sem grandes perdas. Assim, se você tem a opção de conectar tanto o PS4 quanto seu PC via cabos, não hesite em utilizá-los.

Já em relação ao controle, o DualShock 4 exigido para o funcionamento do Remote Play depende somente de um cabo USB para operar. Assim, basta conectar o joystick no computador e começar a jogar.

Outras novidades

Apesar do Remote Play ser a grande novidade da Musashi, ela não é a única. Na versão 3.50 do sistema, o PlayStation 4 vai finalmente permitir que seus jogadores apareçam offline — evitando que aquele amigo xarope fique enviando convite para Party ou para jogar algo que você não quer —, assim como receber a notificação caso algum contato específico fique online.

Atualização pS4

As Parties também vão ser melhoradas, passando a exibir o que cada membro está jogando e permitindo que qualquer membro entre em uma partida, facilitando a vida de quem curte jogar junto de seus conhecidos. Também será colocada uma nova opção de streaming de vídeo, já que o Daily Motion vem fazer companhia ao YouTube e Twitch nessa lista.

Por fim, os usuários poderão criar seus próprios eventos, compartilhá-los entre os amigos e até receber uma notificação na hora. Desse modo, você pode organizar aquela partida de The Division com os seus colegas de trabalho e ter certeza que ninguém vai se esquecer ou furar o combinado.

Via: PlayStation Blog