Com ajuda de Pokémon GO, Nintendo 3DS é o console mais vendido de julho nos EUA

Por Redação | 19.08.2016 às 14:04
photo_camera Shopping Spirit

O mês de julho foi bastante surpreendente para o mercado de games. Apesar de o Xbox One ter superado o rival PlayStation 4 em número de vendas, o console da Microsoft não foi o mais vendido durante o período nos Estados Unidos. De acordo com o último relatório divulgado pelo NPD, uma empresa focada em métricas de mercado, o verdadeiro campeão foi o Nintendo 3DS. E a razão para isso está bem longe dos videogames.

O lançamento e o sucesso de Pokémon GO ajudaram de maneira significativa o desempenho da Nintendo durante o mês de julho. Além de ter aumentado o valor de suas ações (ainda que temporariamente), o aplicativo fez tanto barulho que atraiu a atenção de muita gente para a série e ajudou a alavancar as vendas tanto do portátil da empresa quanto de seus games. E não foi pouca coisa, não. Segundo dados do NPD, o 3DS vendeu 80% a mais do que no mesmo período do ano passado e se tornou, com folga, o sistema mais vendido do mês, superando Xbox One e PlayStation 4.

O sucesso do game mobile também teve reflexos na venda de software. Lançados originalmente em 2013, os jogos Pokémon X/Y tiveram um aumento de 200% nas vendas em relação a julho do ano passado. Já os remakes Alpha Sapphire e Omega Ruby, ambos de 2014, tiveram um crescimento de 80%. Isso deixa mais do que claro o quanto a chegada de Pokémon GO ajudou a revitalizar a série, trazendo-a de volta aos holofotes. Diante disso, não é difícil imaginar que a próxima geração de jogos, Pokémon Sun/Moon vai trazer cifras ainda maiores graças ao embalo oferecido pelo aplicativo — e a Nintendo já conta com isso.

Pokémon XY

Lançados em 2013, Pokémon X/Y tiveram aumento de 200% nas vendas em relação a julho de 2015

No entanto, os benefícios trazidos por Pokémon GO ao Nintendo 3DS não se resumem somente à franquia liderada por Pikachu. Embora o aumento na venda dos demais títulos da franquia tenha sido o maior destaque do relatório do NPD, os números revelam ainda que outros jogos acabaram se aproveitando desse aumento no interesse do público pelo portátil. Tanto que o game mais vendido de julho, envolvendo todas as plataformas, foi Monster Hunter Generations.

Exclusivo do portátil, o jogo desenvolvido pela Capcom faz parte de uma série que sempre foi mais popular no Japão do que no Ocidente, mas que começa a cair no gosto do público neste canto do mundo. E, pelo que o NPD aponta, é bem possível que Pokémon tenha ajudado a atrair alguns novos jogadores — afinal, quem comprou um 3DS também quer conferir outros títulos.

No ranking geral dos jogos, além de Monster Hunter na liderança, o portátil ainda tem Pokémon Omega Ruby aparecendo na oitava colocação e Kirby: Planet Robobot na décima primeira.

Via: VG24/7