Blizzard revela detalhes sobre o modo de jogo ranqueado de 'Overwatch'

Por Redação | 08 de Junho de 2016 às 17h15
photo_camera Divulgação

Graças em parte a uma fase de testes Beta de estrondoso sucesso, Overwatch rendeu à Blizzard um total de sete milhões de usuários ativos registrados desde o seu lançamento — incluindo todas as três plataformas para as quais está disponível. Não obstante, os desafios da versão concluída do shooter online ainda estão longe de minguar, sobretudo se a ideia for manter a respeitável base instalada. Naturalmente, parte do sucesso futuro deve depender do novo modo de jogo ranqueado.

Embora deva apresentar essencialmente a mesma fórmula quando for lançado em algum momento de junho, o modo competitivo foi devidamente reelaborado a fim de atender às solicitações dos testadores Beta — conforme revelou recentemente o diretor do game, Jeff Kaplan, indicando ainda um reequilíbrio de forças entre os personagens e, quem sabe, também um multiplayer interplataformas.

Ranking “finalizado”

Em entrevista ao site Eurogamer, Kaplan afirmou que o modo ranqueado da versão definitiva de Overwatch, lançada ao final do mês passado, deve ser consideravelmente distinta daquela que os jogadores encontraram na versão Beta. E isso, sobretudo, porque na versão prévia a jogabilidade era “frustrante, já que estava inacabada”.

Overwatch

“Nós tivemos feedback suficiente da comunidade de jogadores do modo competitivo [durante a fase Beta], o que nos fez perceber que precisávamos efetuar mudanças”, disse Kaplan. “O sistema que nós havíamos implementado era o que chamávamos de ‘baseado em progressão’.”

Basicamente, a fórmula anterior do modo ranqueado permitia que os jogadores “reiniciassem” a classificação dos personagens mensalmente. Mas a falha mais óbvia ficava em outro ponto: uma vez que determinado ranking tivesse sido conquistado, não havia quedas, por mais que o desempenho se tornasse medíocre após a conquista. Bem, isso não deve mais ocorrer com a nova fórmula.

“Sobe e desce” baseado no seu desempenho

De acordo com a nova fórmula desenvolvida pela Blizzard para o ranking de Overwatch, cada jogador poderá “subir e descer” nas classificações conforme se dá o progresso do jogo — de forma que atingir os níveis mais altos se torna razoavelmente mais desafiador. Em outras palavras, nem todo mundo chegará ao ranking “heroico”, assim como nem todo mundo conseguia o status “legendary” em Hearthstone, da mesma desenvolvedora.

Overwatch

Em contrapartida, o período antes do “reset” dos personagens também se torna maior, de forma que há mais tempo para chegar ao topo das classificações. Cada temporada deve durar aproximadamente dois meses e meio antes que os rankings sejam zerados. Embora outros detalhes ainda devam ser divulgados antes do relançamento do modo, Kaplan afirma que as referidas alterações representam as maiores críticas feitas pelos jogadores durante a versão Beta.

Multiplayer interplataformas?

A princípio, o anúncio de que o balanceamento da jogabilidade de Overwatch se dará de forma distinta entre PC e consoles faz notar apenas o óbvio: a anuência da Blizzard em relação às discrepâncias óbvias entre as plataformas, sobretudo em relação ao desempenho utilizando mouse e teclado ou um gamepad (consideravelmente menos preciso). De forma que não deve ser possível replicar rankings obtidos no PC em cópias do game para PlayStation 4 ou Xbox One.

Mas há ainda uma especulação possível, talvez um tanto menos óbvia: se os rankings serão mantidos em comum para os consoles, seria possível esperar por um multiplayer compartilhado entre jogadores das plataformas da Sony e da Microsoft? A questão foi apresentada pela Eurogamer a Kaplan, que se mostrou, de fato, bastante aberto à possibilidade.

Overwatch McCree

“Eu sei que Rocket League terá jogatina interplataformas para o PlayStation e o Xbox — eu sou um grande fã de Rocket League”, disse o executivo. “Eu joguei principalmente no PC, mas quero checar nas outras plataformas para ver qual é a experiência. Eu também quero acompanhar a reação dos fãs, para ver se estão gostando.”

Ele continua: “Eu tenho amigos na Psyonix, e também quero saber da reação deles. Nós temos a mente bastante aberta, mas queremos coletar feedback de desenvolvedores e de fãs”.

Em algum momento de junho

O novo modo de jogo competitivo ranqueado deve dar as caras ainda em junho, embora a Blizzard prefira não arriscar uma data definida. “O modo de jogo competitivo é o maior foco para a equipe neste momento, e nós esperamos lançá-lo até o final deste mês”, revelou Kaplan em entrevista ao site Eurogamer. “Essa tem sido a nossa meta, e realmente tem ficado bom”, continua. “Obviamente, nós gostaríamos de manter uma saída, em caso de algo dar errado durante o desenvolvimento, mas, neste momento, as coisas estão indo bem.”

Quando perguntado sobre um dia certo para a liberação, entretanto, o executivo confessou que ainda não há uma. “Na verdade, nós não temos uma data prevista agora”, afirmou o executivo, acrescentando que o lançamento já foi deslocado “para frente e para trás” mais de uma vez. “Seria enganoso divulgar uma data específica neste ponto, porque isso provavelmente vai mudar.”

Overwatch foi lançado no dia 24 de maio, com versões para PC, Xbox One e PlayStation 4.

Fonte: Eurogamer.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.