Ataque em Paris pode ter sido planejado através do PlayStation 4

Por Redação | 16 de Novembro de 2015 às 12h19
photo_camera Divulgação

Na última sexta-feira (13), um dos maiores atentados da história da França ceifou pelo menos 128 pessoas e deixou centenas de outras feridas. Devido à grande tragédia ocorrida, as investigações para obter mais informações sobre como tudo foi planejado continuam. As equipes de inteligência da Europa estão mobilizadas para decifrar diversas questões que ainda estão sem respostas. Em meio a isso, surgiu a possibilidade do Estado Islâmico ter utilizado a plataforma do PlayStation 4 para se comunicar.

Tal possibilidade foi levantada pelo Ministro dos Assuntos Internos da Bélgica, Jan Jambon. Segundo ele, os terroristas podem ter utilizado a plataforma de games da Sony para se comunicarem antes dos atentados em Paris. Sendo assim, o sistema do PS4 deve conter os pormenores do ato terrorista. De acordo com Jambon, a escolha do PlayStation 4 pelos agentes da ISIS pode ter sido feita por causa da comunicação segura que a plataforma oferece, além de ter um sistema bastante fechado.

PlayStation 4

Quando a nova geração de consoles foi lançada, havia uma grande preocupação com a privacidade dos usuários, visto que as câmeras podiam ser acessadas remotamente e utilizadas para a espionagem, o que acabou levando a Sony elaborar um sistema bastante seguro. Mike Thompson, diretor de segurança de informação de produtos da Linus Information Security Solution, afirma que o PS4 possui um sistema de ficheiros e disco rígido cifrado, o que dificulta ataques ao sistema e trabalhos de investigação.

Visto que empresas como a japonesa têm tomado algumas medidas para melhorar suas plataformas de comunicação, os terroristas podem ter se aproveitado disso para ocultar suas tramas de ataques.

Via Pplware

Fonte: http://pplware.sapo.pt/jogos/ps4-usada-para-planear-os-atentados-de-paris/