Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Assassin’s Creed Valhalla ultrapassa Call of Duty pela primeira vez em 13 anos

Por| 16 de Novembro de 2020 às 14h10

Link copiado!

Ubisoft
Ubisoft

A última semana foi uma das maiores de 2020 no setor de jogos e, também, aquela com os resultados mais atípicos do ano. Pela primeira vez em 13 anos, um game da série Call of Duty não aparece no topo do ranking de vendas do Reino Unido, que pinta o cenário global do mercado, enquanto Assassin’s Creed Valhalla solidifica a liderança e apresenta um dos maiores lançamentos da história da franquia.

Os dados divulgados pela GfK também mostram um altíssimo interesse pelos consoles de nova geração, principalmente o PS5, com jogos para a plataforma aparecendo entre os 10 mais vendidos da semana ainda que o vídeo game, em si, somente chegue ao território nesta quinta-feira (19). A data, que também vale para o Brasil, representa a segunda onda de lançamentos marcada pela Sony, com a primeira, na última semana, atendendo os Estados Unidos, Japão e outras regiões.

Ainda que as informações da consultoria se refiram apenas às cópias físicas, elas servem como um termômetro. Os números apontam que Assassin’s Creed Valhalla, neste lançamento, vendeu o dobro de unidades em relação a seu antecessor, Odyssey. 42% das unidades são da versão PS4 do game, com outros 40% pertencentes ao Xbox (onde há uma única edição que funciona no One e também no Series X|S, impedindo diferenciação). Chamou atenção, porém, os 18% restantes correspondendo à edição PlayStation 5, com os britânicos adquirindo o jogo antes mesmo de terem o console em mãos.

Continua após a publicidade

Em segundo lugar está Call of Duty: Black Ops Cold War, que de acordo com a GfK, teve desempenho 64% menor em relação ao antecessor, Modern Warfare. O game é um sucesso, sem sombra de dúvidas e, também, de acordo com declarações da própria Activision, que fala em novos recordes e as maiores vendas digitais globais da história da franquia. Como dito, os dados do mercado britânico se referem apenas às cópias digitais e, sendo assim, contam apenas parte da história.

Por outro lado, com o game de tiro, se repetiram as altas vendas de versões para a nova geração, com 26% das unidades sendo para PlayStation 5 (17%) e Xbox Series X|S (9%). Do restante, números quase parelhos, com 39% das vendas correspondendo à edição PS4 e o restante, 34%, ao Xbox One.

O top de jogos mais vendidos da semana é completado por Spider-Man: Miles Morales, com 71% de suas vendas correspondendo à edição PS5. De acordo com a GfK, o lançamento do título foi 56% menor em relação ao game original do Homem-Aranha, mas, de acordo com os analistas, isso se deve à ideia de que o jogo é um spin-off e não uma sequência direta --- algo que, também, deve ter levado os jogadores a uma preferência pela edição digital.

A empresa chama a atenção, ainda, para a presença do remake de Demon’s Souls na sexta posição do ranking e mais um exemplo da busca por títulos de uma nova geração que ainda não chegou ao Reino Unido. Outro destaque foi Sackboy: A Big Adventure, com 89% das vendas correspondendo à versão PS5 do game.

Continua após a publicidade

Confira a lista dos mais vendidos da semana na região e como eles se comparam aos números do período anterior:

  1. Assassin’s Creed Valhalla (novo);
  2. Call of Duty: Black Ops Cold War (novo);
  3. Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (novo);
  4. FIFA 21 (era 1º);
  5. Animal Crossing: New Horizons (era 2º);
  6. Demon’s Souls (novo);
  7. Super Mario 3D All-Stars (era 6º);
  8. Mario Kart 8 Deluxe (era 3º);
  9. Minecraft Switch (era 5º);
  10. Watch Dogs: Legion (era 4º).

Fonte: GamesIndustry