Aprenda como jogar games em arquivos PDF

Você sabia que pode jogar games em arquivos PDF? Pois sim! A novidade foi criada pelo desenvolvedor Omar Rizman, que projetou um game dentro de um arquivo em PDF e que é aberto pelo navegador Google Chrome. O jogo roda em código Javascript e o usuário deve movimentar o mouse para que a bolinha quique e atinja as peças na tela, no estilo arcade clássico que lembra os antigos jogos de fliperamas e Atari.

O jogador pode também personalizar o seu game, pausando e dando nomes às peças que serão destruídas. O PDF que tem o nome de "breakout" pode também ser baixado no computador, caso o usuário deseje jogar mais tarde, mesmo sem conexão com a internet.

Confira então, no tutorial a seguir como usar todos os recursos do game.

Passo 1. O jogo com o arquivo em PDF é aberto a partir do link https://rawgit.com/osnr/horrifying-pdf-experiments/master/breakout.pdf. Porém, para que o game funcione ele deve ser aberto através do navegador Google Chrome. Se tentar abrir com outro o jogo não vai funcionar.

Ao clicar no link, o game será automaticamente iniciado, logo após uma contagem regressiva do 3.

pdf game

Passo 2. Arraste o mouse para a esquerda e para a direita para controlar a "Peça de base". Ela serve de suporte para que o quadrado (Peça em movimento) não caia para fora da tela e continue atingindo os blocos. O objetivo do jogo é zerar os blocos da tela.

pdf game

Passo 3. O jogador também pode personalizar os itens do game, já que os blocos são formulados em "texto". Para fazer isso, pause o jogo clicando uma vez no espaço demarcado abaixo da peça de base. Depois, clique sobre qualquer bloco e digite o texto que desejar. Você dará então nomes às peças que serão destruídas. Para continuar jogando basta clicar novamente na base da tela.

pdf game

Passo 4. Se quiser slavar o PDF para continuar jogando mais tarde no computador, mesmo sem internet, clique sobre o ícone de seta para baixo no topo direito da tela, escolha a pasta em seu PC e clique em "Salvar".

pdf game

Pronto! Apenas isso basta para você jogar de maneira não cotidiana em um arquivo PDF.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.