App roda emulador de Nintendo 64 no Xbox One

Por Redação | 26 de Setembro de 2016 às 17h40
photo_camera Reprodução

Ficou com vontade de relembrar os clássicos do Nintendo 64, mas não quer jogar eles em um PC e sim em um console da nova geração? A desenvolvedora MobWi atualizou seu app para Windows 10, o Win64e10, para rodar dentro do sistema operacional do Xbox One, da Microsoft.

Com o aplicativo, é possível rodar dentro do Xbox One jogos como Super Mario 64, Banjo-Kazooie e Goldeneye 007 usando ROMs salvas dentro do OneDrive, serviço de storage da Microsoft. O app segue o rastro do NESBox, software lançado há cerca de um mês e que fazia o mesmo com jogos do Nintendinho 8-bits.

O Win64e10 é uma versão paga para Win10 do Mupen64plus, um emulador freeware que usa diversos plugins para rodar jogos de Nintendo 64 no PC e Linux. O software custa US$ 10 na Windows Store.

Para mostrar o emulador em ação, um canal de YouTube fez uma gameplay com Super Mario 64. Pelo vídeo dá pra ver que o software tem alguns problemas na integração com o hardware do Xbox One, rodando Super Mario 64 com quedas no framerate e bugs nos gráficos e som.

De qualquer forma, vale lembrar que o app não é oficial, então não vai demorar muito para que a Microsoft derrube o produto da loja, assim como fez com o NESBox. Atualmente, a única forma oficial de jogar os clássicos do 64 é através dos consoles Nintendo, com o serviço Virtual Console. Mesmo assim, muitos games da biblioteca do console não saíram na plataforma.

Fonte: Digital Trends

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.