Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após polêmica, Just Cause 3 fica gratuito por instantes na PSN brasileira

Por| 01 de Agosto de 2017 às 14h22

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Em uma surpresa que pegou muitos jogadores do PlayStation 4 desprevenidos no começo da tarde desta terça-feira (1), Just Cause 3 surgiu como uma das ofertas gratuitas na versão brasileira da PS Plus, a rede online do console. O game, originalmente, havia sido substituído na lista nacional, sem que a Sony explicasse exatamente os motivos para isso.

Com a atualização da plataforma nesta terça, entretanto, o título ainda assim surgiu como uma proposta gratuita, podendo ser baixado e instalado momentaneamente pelos assinantes brasileiros. O mesmo vale também para Strike Vector EX, game que substituiu o título de ação na rede nacional e que não deveria estar gratuito na Plus americana. Ele também pode ser validado, baixado e jogado pelos assinantes dos Estados Unidos.

Em testes, o Canaltech foi capaz de realizar o download e jogar Strike Vector EX normalmente a partir de uma conta americana da PSN. Além disso, a aquisição da versão gratuita de Just Cause 3 também foi realizada sem problemas em um perfil brasileiro, com o processo de baixar e jogar o título também acontecendo sem problemas. As validações, entretanto, foram feitas assim que os games foram liberados nas redes, em torno das 13h, no horário de Brasília.

Continua após a publicidade

Menos de uma hora depois, entretanto, usuários que também tentavam realizar o processo começaram a relatar dificuldades no processo, com a ativação tanto de Just Cause 3 nas contas brasileiras quanto Strike Vector EX, em perfis nacionais e também americanos, não sendo mais possível. Depois, as indicações de que o título estava gratuito foram removidas da rede online, para tristeza de quem esperava que a Sony teria voltado atrás.

A ideia geral é que se trata de um erro, com a fabricante alterando as permissões enquanto os títulos permaneceram disponíveis para os usuários de forma equivocada. A empresa, entretanto, não se pronunciou sobre o assunto, nem para confirmar que se trata de uma falha ou dar a boa notícia da liberação de Just Cause 3 para os brasileiros. No momento em que esse texto é escrito, infelizmente, ele não pode mais ser validado, apesar de o download ainda estar disponível para quem realizou esse processo antes da mudança — algo que também deve mudar em breve.

Na última semana, a substituição do título pelo shooter espacial Strike Vector EX gerou comentários inflamados dos jogadores. O jogo da desenvolvedora Avalanche Games era um dos destaques de agosto na rede americana, mas sua ausência no Brasil transformou o mês em um dos mais fracos da história recente da plataforma.

A assinatura da PlayStation Plus é essencial para jogar online no PS4. Além disso, os membros ganham acesso a jogos gratuitos, descontos para compra de conteúdo e também têm a possibilidade de armazenar jogos salvos na nuvem.