Após polêmica, Just Cause 3 fica gratuito por instantes na PSN brasileira

Por Redação | 01.08.2017 às 14:22
photo_camera Divulgação

Em uma surpresa que pegou muitos jogadores do PlayStation 4 desprevenidos no começo da tarde desta terça-feira (1), Just Cause 3 surgiu como uma das ofertas gratuitas na versão brasileira da PS Plus, a rede online do console. O game, originalmente, havia sido substituído na lista nacional, sem que a Sony explicasse exatamente os motivos para isso.

Com a atualização da plataforma nesta terça, entretanto, o título ainda assim surgiu como uma proposta gratuita, podendo ser baixado e instalado momentaneamente pelos assinantes brasileiros. O mesmo vale também para Strike Vector EX, game que substituiu o título de ação na rede nacional e que não deveria estar gratuito na Plus americana. Ele também pode ser validado, baixado e jogado pelos assinantes dos Estados Unidos.

Just Cause 3 foi substituído na rede nacional, mas podia ser baixado de graça na tarde desta terça (01).

Em testes, o Canaltech foi capaz de realizar o download e jogar Strike Vector EX normalmente a partir de uma conta americana da PSN. Além disso, a aquisição da versão gratuita de Just Cause 3 também foi realizada sem problemas em um perfil brasileiro, com o processo de baixar e jogar o título também acontecendo sem problemas. As validações, entretanto, foram feitas assim que os games foram liberados nas redes, em torno das 13h, no horário de Brasília.

Menos de uma hora depois, entretanto, usuários que também tentavam realizar o processo começaram a relatar dificuldades no processo, com a ativação tanto de Just Cause 3 nas contas brasileiras quanto Strike Vector EX, em perfis nacionais e também americanos, não sendo mais possível. Depois, as indicações de que o título estava gratuito foram removidas da rede online, para tristeza de quem esperava que a Sony teria voltado atrás.

A ideia geral é que se trata de um erro, com a fabricante alterando as permissões enquanto os títulos permaneceram disponíveis para os usuários de forma equivocada. A empresa, entretanto, não se pronunciou sobre o assunto, nem para confirmar que se trata de uma falha ou dar a boa notícia da liberação de Just Cause 3 para os brasileiros. No momento em que esse texto é escrito, infelizmente, ele não pode mais ser validado, apesar de o download ainda estar disponível para quem realizou esse processo antes da mudança — algo que também deve mudar em breve.

Na última semana, a substituição do título pelo shooter espacial Strike Vector EX gerou comentários inflamados dos jogadores. O jogo da desenvolvedora Avalanche Games era um dos destaques de agosto na rede americana, mas sua ausência no Brasil transformou o mês em um dos mais fracos da história recente da plataforma.

A assinatura da PlayStation Plus é essencial para jogar online no PS4. Além disso, os membros ganham acesso a jogos gratuitos, descontos para compra de conteúdo e também têm a possibilidade de armazenar jogos salvos na nuvem.