Anúncio do PlayStation 5: confira tudo que foi revelado no evento

Por Sérgio Oliveira | 11 de Junho de 2020 às 23h39
Divulgação/Sony
Tudo sobre

Saiba tudo sobre PlayStation 5

Ficha técnica

A tarde desta quinta-feira (11) foi palco de uma das maiores revelações da indústria dos videogames. Durante o evento global The Future of Gaming, a Sony apresentou ao mundo pela primeira vez a cara do PlayStation 5, seu videogame de nova geração que será lançado no final de 2020. Sem falar de especificações técnicas nem preço, ela surpreendeu não só por exibir o design do console, mas também por confirmar que ele terá duas versões: uma tradicional e outra chamada Digitial Edition, que virá sem leitor de Blu-Ray.

Não deixe de ler:

O evento também serviu para apresentar mais de 20 jogos que já estão confirmados para o PlayStation 5. Entre os exclusivos, o destaque ficou para Marvel's Spider-Man: Miles Morales, Gran Turismo 7 e Horizon: Forbidden West; além deles, a Capcom confirmou os rumores ao apresentar Resident Evil Village, enquanto a Bethesda ofereceu mais detalhes de Ghostwire: Tokyo e a Rockstar Games anunciou uma desnecessária edição "expandida e melhorada" de Grand Theft Auto V.

Confira a seguir tudo o que foi revelado no evento de anúncio do PlayStation 5:

Grand Theft Auto V

Quando a The Future of Gaming iniciou, surgiu a logo da Rockstar Games e muitos acreditaram que estávamos prestes a conhecer os primeiros detalhes de Grand Theft Auto 6. Porém, a empolgação rapidamente se transformou em decepção, já que na verdade se tratava do anúncio de uma desnecessária edição "expandida e melhorada" de GTA 5 para PlayStation 5. O jogo também estará presente no console de nova geração, passando por mais uma renovação gráfica e expansão de conteúdo.

Marvel's Spider-Man: Miles Morales

Marvel's Spider-Man deixou um excelente gancho para uma sequência, e ela realmente acontecerá. Desta vez, o novo jogo da Insomniac Games mostrará o jovem Miles Morales assumindo o manto do Amigão da Vizinhança para combater o crime nas ruas de Nova Iorque. O título deve compor o lineup de lançamento do PlayStation 5, já que seu lançamento está previsto para o final de 2020.

Leia mais: Spider-Man: Miles Morales é anunciado como possível título de estreia do PS5

Gran Turismo 7

Confirmando rumores que já vinham sendo ventilados desde o começo do ano, Gran Turismo 7 foi anunciado para o PlayStation 5. Diferentemente de Sport, o game deve trazer de volta elementos clássicos que consagraram a série, além de apostar em gráficos superdetalhados com uso de Ray Tracing. O jogo ainda não tem previsão de estreia.

Leia também: Gran Turismo 7 é anunciado para PlayStation 5 com gráficos surpreendentes

Ratchet & Clank: Rift Apart

Há anos a Sony vem tentando emplacar Ratchet & Clank como suas mascotes e parece que nem cedo desistirá da ideia. Prova disso é o anúncio de Rift Apart como o mais novo título da dupla, que agora irá se aventurar em viagens interdimensionais sem qualquer tela de "loading" graças às capacidades do SSD do PlayStation 5. Ratchet & Clank: Rift Apart ainda não tem previsão de lançamento.

Project Athia

Muito provavelmente apenas um codinome, Project Athia é o primeiro trabalho do time de desenvolvimento que trabalhou em Final Fantasy XV e fundou a Luminous. O trailer não mostrou praticamente nada, mas pudemos ver que a protagonista é capaz de controlar elementos da natureza e combater criaturas fantásticas, como dragões, num universo místico e em terceira pessoa. Não há qualquer previsão de lançamento.

Stray

Com um ar todo misterioso, Stray intrigou os expectadores do evento por mostrar uma ambientação futurista em que os humanos parecem não mais existir. Em vez disso, as cidades são povoadas por robôs com inteligência artificial, enquanto o jogador assume o controle de um gato de rua equipado com uma mochila tecnológica. E é basicamente isso. Stray está previsto para chegar ao PlayStation 4 e ao PlayStation 5 em 2021.

Returnal

Uma mistureba sem fim, Returnal utiliza elementos de terror psicológico em conjunto com mecânicas roguelike, shooter em terceira pessoa e movimentação lateral para contar a história de uma mulher que vive em uma espécie de loop sem fim. Sempre que morre, ela acorda em um lugar diferente e precisa enfrentar monstros que surgem atrás dela. Tudo isso enquanto está sendo infectada por uma entidade do mal.

Sackboy: A Big Adventure

Os fãs de LittleBigPlanet poderão experimentar uma nova aventura no PlayStation 5. Em vez de focar na criação de fases, Sackboy: A Big Adventure será um título de plataforma 3D parecido com os jogos da série Mario, com movimentação mais livre em partidas single e multiplayer.

Destruction All Stars

Uma mistura do clássico Destruction Derby com elementos de OnRush e Rocket League. É mais ou menos assim que dá para definir Destruction All Stars, que coloca um monte de carros para "brigarem" numa arena. Para destruir os adversários, o jogador terá à disposição uma série de habilidades.

Kena: Bridge of Spirits

Com gráficos e personagens que lembram bastante as animações da Pixar, Kena é focado numa trama de superação e descoberta pessoa com elementos de ação e exploração. A personagem-título precisa ajudar um espírito que aparentemente está perdido e, para isso, conta com um cajado que também faz as vezes de arco-e-flecha. Kena: Bridge of Spirits está prometido para PlayStation 4, PlayStation 5, PC e outras plataformas não reveladas, mas sem previsão de lançamento.

Goodbye Volcano High

Um anime jogável. Foi essa a impressão que Goobye Volcano High deixou ao exibir seu trailer no The Future of Gaming. O game abordará uma aventura sobre o fim de uma era e o começo de uma história de amor, tudo isso com personagens antropomórficos. Fora isso, só foi revelado que o game chegará tanto para o PS4 quanto para o PS5.

Oddworld: Soulstorm

Uma das franquias mais esquecidas nos últimos anos, Oddworld está de volta com Soulstorm, que dá seguimento à história de Abe numa nova aventura para combater a opressão dos Mudokons. Além dos gráficos, o jogo deve apresentar novas mecânicas e elementos de gameplay.

Ghostwire: Tokyo

Mais um produto da mente de Shinji Mikami, criador de Resident Evil e The Evil Within, Ghostwire: Tokyo promete misturar ambientes realistas com personagens cartunescos numa aventura de sobrenatural de horror. Em vez de armas de fogo, o jogador utilizará magias e habilidades especiais para avançar na história. A previsão é de que o título chegue ao PlayStation 5 em algum momento de 2021.

JETT: The Far Shore

Com uma proposta bem parecida à de No Man's Sky, o game colocará o jogador numa aventura estelar para explorar lugares desconhecidos do universo depois que os seres humanos abandonaram a Terra.

Godfall

Primeiro jogo confirmado para PlayStation 5, Godfall finalmente ganhou um trailer com gameplay. O jogo terá ambientação medieval com toques de fantasia e colocará o jogador em combates frenéticos, cheios de hordas de inimigos. O jogador também poderá evoluir seu personagem, então é certo afirmar que o game será um loot-slasher com mecânicas de RPG de ação.

Solar Ash

Sem fornecer muitas explicações, o trailer de Solar Ash afirmou que o game será uma "jornada pelo surreal". Seja lá o que isso signifique, deu para perceber que a aposta é em gráficos saturados e ação de alta velocidade. O game está previsto para chegar em algum momento de 2021.

Hitman 3

Franquia famosa e conhecida pelos amantes da ação stealth, Hitman ganhou um trailer cinemático com gráficos de tirar o fôlego. Hitman 3 será o desfecho da trilogia World of Assassination e mostrará o Agente 47 em missões que envolvem "contratos mais importantes" e regiões luxuosas, como Dubai. Jogo está previsto para janeiro de 2021.

Astro's Playroom

Apostando mais uma vez em mecânicas de plataforma, Astro's Playroom terá quatro mundos que demonstrarão as diferentes capacidades e inovações do novo console. O game virá pré-instalado no PlayStation 5.

Little Devil Inside

Fruto de um financiamento coletivo no Kickstarter, Little Devil Inside contará com elementos de RPG de ação e mundo semiaberto, incentivando o jogador a explorar o ambiente em busca de monstros e criaturas.

NBA 2K21

Nova iteração da icônica franquia de basquete da 2K Sports que ultimamente vem exagerando a mão nas microtransações, NBA 2K21 ganhou um teaser estrelado pelo ala-pivô do New Orleans Pelicans, Zion Williamson. O foco foi demonstrar o nível de detalhe possível de se alcançar na nova geração, destacando o suor escorrendo pelo rosto e todo o corpo do atleta. A previsão é que NBA 2K21 chegue junto do lançamento do PS5.

Bugsnax

Dos mesmos criadores do bizarro Octodad, eleito um dos 10 jogos mais estranhos que já jogamos aqui no Canaltech, Bugsnax aposta mais uma vez em ideias duvidosas ao colocar o jogador para controlar um jornalista que vai a uma ilha misteriosa para capturar criaturas curiosas que lembram comidas. Mais bizarro que isso só o fato de partes do seu corpo se transformarem justamente naquilo que você come.

Leia também: 10 jogos absurdamente estranhos para se divertir de forma duvidosa

Demon's Souls

Tido por muitos como um clássico cult do PlayStation 3, Demon's Soul foi a gênese do gênero "souslike", que privilegia inimigos e desafios extremamente difíceis. Agora, ele ganhará um remake para fazer muita gente jogar o controle do PlayStation 5 pela janela.

Deathloop

Apostando fortemente em estilo artísticos, o FPS Deathloop lembra, em alguma medida, BioShock. Isso porque o jogo dispõe de mecânicas de manipulação temporal e habilidades especiais, que o personagem terá de usar para escapar do loop temporal a que está preso. Para isso, ele precisa matar oito inimigos que o mantêm preso no mesmo dia e lidar com uma assassina cuja objetivo é impedi-lo de cumprir esse objetivo. Deathloop será um exclusivo temporário do PlayStation 5 na nova geração, contando com versões para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Resident Evil Village

Depois de dois remakes, Resident Evil está de volta aos títulos numerados com Resident Evil Village. O game trará de volta o protagonista de Resident Evil 7, Ethan Winters, vivendo um novo pesadelo num vilarejo europeu tomado por pessoas infectadas e criaturas que lembram lobisomens. Quem também está de volta é Chris Redfield, e aparentemente ele será o grande vilão da trama. Resident Evil Village chegará para PlayStation 5, Xbox One X e PC em 2021.

Leia mais: Resident Evil Village é anunciado com trailer assustador

Pragmata

Para quem achava que a Capcom só sabia fazer Resident Evil, ela também apresentou Pragmata, cujo trailer não explicou absolutamente nada sobre o que ele trata. A única coisa que deu para extrair do vídeo foi que ele terá mecânicas de combate de tiro e ambientação futurista. A previsão é que o jogo seja lançado em algum momento de 2022.

Horizon: Forbidden West

Os rumores foram confirmados e a sequência do aclamado Horizon: Zero Dawn está vindo aí. Aloy mais uma vez será a protagonista e agora tem a missão de salvar o mundo de uma ameaça diferente. O jogo ainda não tem uma data para ser lançado, mas será exclusivo do PS5.

Leia mais: Horizon: Forbidden West é anunciado para PlayStation 5; assista ao trailer

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.