Alguns jogos vão cobrar por atualização gráfica para 4K no PS4 Pro, revela Sony

Por Redação | 09 de Setembro de 2016 às 11h16

O anúncio do PS4 Pro no início desta semana trouxe muitas dúvidas e incertezas em relação ao futuro dos jogos da empresa. É a primeira vez que temos uma geração intermediária desta forma e as coisas ainda estão pouco claras, sobretudo em relação às melhorias visuais oferecidas pelo novo console. Segundo a Sony, os jogos que já foram lançados vão receber atualizações para otimizar seu desempenho e tirar proveito da resolução 4K e do suporte a HDR. Porém, o que ninguém esperava é que algumas dessas atualizações fossem pagas.

Sim, parece que estamos entrando em uma era de “DLCs gráficos”. Em entrevista ao site japonês Game Impress Watch, o vice-presidente executivo da Sony Interactive Entertainmet Masayasu Ito revelou que alguns desses patches comentados durante o PlayStation Meeting da quarta-feira (07) serão pagos. Segundo ele, a cobrança ou não por esse conteúdo vai depender dos estúdios e de como eles encaram esses upgrades.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Só que isso não se resume apenas às produtoras third parties, mas também aos estúdios ligados à própria Sony. Quando questionado como a SIE iria trabalhar em relação a esse novo modelo, Ito afirmou que isso também vai variar de acordo com o título, ou seja, pode ser que os jogadores tenham de pagar para poder rodar, em 4K, games que já foram lançados. Ele não cita quais títulos são esses, mas a empresa já nos mostrou que Uncharted 4: A Thief’s End, The Last of Us Remastered e inFamous: First Light são apenas alguns dos exemplos de jogos que vão receber essa atualização — só não sabemos se paga ou não.

Uncharted 4: A Thief's End

Alguns jogos terão atualizações pagas para rodar em 4K no PS4 Pro, mas Sony não disse quais

Em compensação, o executivo afirma que todos os próximos lançamentos já terão o suporte completo para o PS4 Pro, dispensando esse “DLC”. Essa é uma excelente notícia para quem temia que essa prática de cobrança se tornasse uma constante daqui para frente. Porém, ainda assim, não há como negar o quão frustrante é saber que você terá de pagar um pouco mais por um título que você já tem. E pode ter certeza de que não serão poucos os jogos que vão ter essa “taxa” para o 4K, principalmente aqueles um pouco mais antigos.

Por outro lado, não há como dizer que isso era algo totalmente imprevisível. De uma forma ou de outra, o mercado já vem adotando essa prática há algum tempo com as famigeradas remasterizações — e a preços muitas vezes superior a um lançamento inédito. A otimização de um game de PS3 para PS4 nada mais é do que melhorar os visuais e o desempenho do game no novo hardware, da mesma forma como veremos no PS4 Pro. A diferença é que, a partir de agora, isso deve ser feito como se fosse uma atualização e não um relançamento.

O PS4 Pro chega às lojas no dia 10 de novembro por US$ 399 — cerca de R$ 1.300 na cotação atual.

Fonte: Game Impress Watch, Kotaku

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.